quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Humano X Divino



Nascida e criada em famílias com valores católicos aprendi a aceitar a religião como algo inerente à vida. Com o decorrer do tempo, estudando as ciências e convivendo diariamente com as desigualdades sociais e destinos de morte/vida das pessoas comecei a questionar um pouco a existência desse Deus pregado pelas religiões.

Apesar de todos esses questionamentos, há perguntas sem respostas, lacunas deixadas pela ciência (intelectualidade humana) que passam a ser atribuídas ao divino, como por exemplo:
Como explicar porque uns morrem jovens e outros vivem 100 anos?
Como explicar pessoas de boa índole e outras de má índole?
Como entender os carmas e as cruzes que cada indivíduo carrega?

Acredito que todo mundo tem uma missão no mundo e é difícil acreditar que essa missão seja algo aleatório e desprendido, sem uma seqüência lógica. Apesar de não ser seguidora de nenhuma religião, vejo a doutrina Espírita como aquela que proporciona mais respostas. Por exemplo, a teoria das reencarnações explica as causas da vida, como se ela fosse vivida em diversas etapas, onde cada encarnação representa mais uma oportunidade de desenvolvimento terreno. Explica porque um pai perde um filho ainda pequeno (talvez essa mesma alma em outra vida tenha tirado a vida de uma criança, causando a dor de outro pai) e seguindo esta mesma linha de pensamento podemos chegar a algumas justificativas coerentes para tantas perguntas sem respostas.

Quanto a Deus, penso nele como uma força superior que rege o universo. Esse Deus é individual, eis porque não sigo nenhuma religião apesar de ter MUITA EM DEUS. Esse Deus tem provado sua existência em minha vida constantemente, seja através de sincronicidades, curas milagrosas (cientificamente inexplicáveis), coincidências (elas existem?), na perfeição da natureza, nos atos de bondade, amor, compaixão...

Para mim uma vida sem Fé é uma vida vazia, onde só se crê no que se vê. Considerando que o melhor sentimento do mundo é abstrato: O AMOR - palavra de significado tão abstrato quanto Deus ou Fé, porém todas causadoras de fortíssimas emoções. Afinal, há quem prefira viver baseado na razão, respeito, mas prefiro a emoção!

Música: Se eu quiser falar com Deus na voz imortal de Elis Regina, letra de Gilberto Gil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário