terça-feira, 22 de novembro de 2011

Coffee Break


Esta semana estou participando de uma Jornada de Nutrição com diversos cursos interessantíssimos. Ontem foi a abertura com duas palestras excelentes. Depois de quatro horas escutando falar sobre a importância de comer em intervalos regulares de tempo, ingestão de líquidos, alimentos saudáveis, os malefícios do açúcar, dos refinados, dos produtos químicos, industrializados e tóxicos foi a hora do coffee break... Todo mundo morrendo de fome e o buffet 100% de pães brancos, com queijos e cupcakes extremamente açucarados. Passei batido pela comida e fui procurar uma água para beber, visto que estava morrendo de sede. Mais surpresas: somente sucos de caixinhas (primos disfarçados dos refrigerantes) e Coca-cola.




Triste ver as pessoas devorando tudo aquilo, sem qualquer consciência alimentar. Pareciam pertencer a qualquer grupo, menos de estudantes de nutrição. Pior ainda foi pensar na comissão organizadora, que possui papel de educar, não só por palavras, mas principalmente com exemplos.  A impressão que tive foi que tudo que escutaram minutos antes entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Procurei algum dos organizadores do evento para questionar a falta de zelo na escolha do buffet, mas não encontrei ninguém. Sem água fui embora correndo e indignada para matar a minha sede em casa.

Saí de lá me perguntando como é que se pretende educar futuros profissionais na área de nutrição a serem formadores de opinião em consciência alimentar, quando num evento desse porte, a teoria é tão diferente da prática? Serão os nutricionistas do lema: “façam o que digo, não façam o que faço?”

Um comentário: