quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Higéia ou Panacéia: Quem cuida de você?


Antigamente havia epidemias transmissíveis como a febre amarela, tuberculose, peste negra, entre outros, que dizimavam populações. Hoje, grande parte dessas doenças está ou erradicada ou muito bem controlada.

Agora observamos o fenômeno das doenças crônicas não transmissíveis, que proporcionam uma sobrevida sofrida, mas que não influenciam nas taxas de mortalidade. Desta forma, os dados estatísticos confirmam uma maior expectativa de vida da população em geral, usando este dado como “prova” de que o nível de saúde melhorou.

O que é viver? Passar dos 65 anos na condição de precisar fazer quatro sessões de hemodiálise com cinco horas de duração cada, semanalmente? Somente no setor das doenças renais crônicas, o sistema único de saúde no Brasil gasta 1,4 bilhões de reais ao ano. Isso sem falar nos gastos com o câncer, diabetes, cardiopatias, obesidade e outras patologias que acometem cada vez mais a população.

Hoje em dia é difícil encontrar quem não tome pelo menos um tipo de medicamento diariamente. O ciclo começa desde a adolescência, quando meninas passam a usar pílulas anticoncepcionais e acostumam-se à idéia de que é natural ingerir medicamentos para tudo. Passam a tomar remédios para espinhas, cólicas menstruais, dores de cabeça, queda de cabelo, gastrite, constipação, hormônios para controlar o funcionamento tireoidiano, além de inúmeros cremes para tentar atenuar os efeitos de uma má alimentação na pele. Assim, a saga se inicia com “medicamentos simples”, criando-se um péssimo hábito e um ciclo sem fim.

Quantas pessoas você conhece que não tomam nenhum tipo de medicamento regularmente? Melhor dizendo, quantas pessoas você conhece que são capazes de passar um ano inteiro, ou sequer um semestre, para não dizer um mês, livre de qualquer tipo de comprimido? Aposto que essa pergunta soa no mínimo surreal para a maioria das pessoas, entretanto é uma realidade absolutamente possível para quem cuida da saúde de forma preventiva.

Vivemos na era do imediatismo, com a internet, tudo ocorre “online” de forma instantânea e já não se sabe mais respeitar o tempo do corpo humano. Ele precisa de uma mastigação lenta, sono profundo, alimentação adequada, movimentação (não somente do volante), ar fresco e outras coisas que viraram quase lenda na vida de quem reside em grandes centros urbanos.

Os primeiros sintomas da falta desses fatores são curados de forma rápida através de pílulas mágicas. Com o tempo eles vão deixando de fazer efeito e vão surgindo doenças sérias, que não são curadas e que as pessoas simplesmente aprendem a respeitar e conviver com os seus desconfortos e efeitos colaterais (das doenças e dos remédios). Seguem a vida, enaltecendo a tecnologia e os avanços médicos, lidando com situações patológicas, que já estão sendo vistas quase como biológicas.

Segundo a mitologia grega, as netas de Apolo (filhas de Asclépio), foram designadas a cuidar do bem estar da humanidade. Higéia e Panacéia, então, receberam a incumbência de tratar da saúde e da doença do mundo, respectivamente. Em 377 a.C., Hipócrates, o pai da medicina, dizia: “Faz do alimento o seu remédio.” Já em 150 a.C., Galeno introduziu os fármacos na medicina ocidental, dando início aos tratamentos pelos sintomas e não pelas causas. A partir daí Panacéia vêm reinando em um mundo que prefere remediar a prevenir. Apesar de fazer parte de um mundo moderno, eu escolhi seguir as tradições antigas: ser cuidada por Higéia e seguir os princípios de Hipócrates, e você?

5 comentários:

  1. A partir do momento que comecei a ter conhecimento a respeito da medicina ocidental x medina orientar e "Apesar de fazer parte de um mundo moderno, eu escolhi seguir as tradições antigas: ser cuidada por Higéia e seguir os princípios de Hipócrates", como você.
    "Tô fora" dessa cultura ocidental... Estou preferindo prevenir a remediar. Não quero contribuir para seleção de bactérias resistentes em meu corpo, não.

    ResponderExcluir
  2. Minha caçulinha macrô linda, te adoro!! Beijos

    ResponderExcluir

  3. Eu estava estudando mitologia grega e quando coloquei "Higéia e Panacéia" apareceu "Beijo no padeiro" no google. Terceiro tópico. Que orgulho!!!

    Li agora meu comentário de, praticamente, 2 anos atrás... Como mudei! Ainda estou do lado de Higéia e Hipócrates, mas com argumentos muito mais fortes e enraizados. Muito bom, o tempo nos faz crescer.

    To aqui rindo do meu comentárioZINHO. Hahaha

    Você é responsável por muita mudança boa em mim... Continue com esta sua missão linda na Terra. Ainda vamos ajudar muita gente.

    Te amo! Beijos
    Priscilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,

      Você me enche de orgulho!! É muito madura e inteligente e impressiona pela pouca idade que tem... Que Deus continue trilhando seu caminho para esta linda trajetória que escolheu na vida: trabalhar em prol da saúde humana!!!

      Estamos juntas nessa!!!

      Grata pelo apoio e incentivo sempre!!

      Te amo!!!

      Mil beijos

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir