domingo, 29 de abril de 2012

Energias à Mesa



Ontem estive com uma amiga recém-casada. Como muitas mulheres, possui uma rotina bastante atribulada. De férias, não sabe ao certo o que fazer com o seu tempo livre, enquanto aguarda seu marido chegar do trabalho. Sugeri algo que pareceria bem óbvio em tempos antigos, mas que soou como uma ideia nova nos dias modernos: “Por que você não prepara um belo jantar e aguarda ele com uma refeição gostosa e feita com muito amor?” Como se estivesse sugerindo a reinvenção da pólvora, ela adorou a ideia!

Como a maioria das jovens mulheres do meu ciclo social na Bahia, criadas com empregadas em casa, ela não possui uma relação muito íntima com a cozinha. Não julgo, pois como ela, também fui criada para estudar bastante e correr atrás de minha independência. Na verdade, só me deparei com a cozinha à cinco anos,  quando fiz intercâmbio para a Espanha. Na ocasião, queria garantir a manutenção da dieta saudável que sempre brotou na mesa de meus pais. Não tinha quem cozinhasse para mim, havia tempo livre e assim resolvi encarar o desafio. Assim, descobri um talento e um novo hobby.

Cozinhar, para muita gente, ainda soa como uma ideia exótica. Com a disseminação dos restaurantes gourmets e cursos de gastronomia, entretanto, deixou de ser uma tarefa pouco valorizada e passou a ter certo glamour. Ainda bem! Uma bela culinária é uma arte e principalmente uma terapia. Tenho um texto aqui que incentiva bastante esta expressão da alma, chama-se Culinária Zen http://www.beijonopadeiro.com/2012/01/culinaria-zen.html

E de onde vem a energia que virou título do texto? Então, estava explicando à minha amiga ontem que quando cozinhamos, além do valor nutricional da refeição, carregamo-la com nossas emoções e energias. Um casal que compartilha refeições, preferencialmente preparadas por alguém conhecido, que sabem que cozinham com amor, tende a sintonizar com uma excelente carga energética. Já o contrário também pode acontecer: quando o casal faz todas as suas refeições separadas (realidade mais do que comum hoje em dia) tende a se carregar de energias cada vez mais distintas.

Não vim aqui dizer para ninguém largar o seu trabalho para virar “Amélia”. O que venho sugerir é que se capriche mais nas oportunidades de cozinhar. Pode ser no café da manhã, optando em preparar um suco ao invés de ser guiado pela praticidade e utilizar sucos de caixinha. Aí, pode-se fazer um cuscuz, um inhame, uma batata da terra e outros. O ato de selecioná-los na feira, lavá-los e cozinhá-los prestando atenção no tempo que levam para ficarem prontos já possibilita esse compartilhamento energético. O mesmo à noite, algum dos dois pode arriscar fazer uma sopa, uma massa ou qualquer prato que lhes apeteçam. Quem sabe até tornar uma tarefa divertida a dois? No final de semana, mais ainda. Que tal evitar tantos restaurantes e arriscar umas aventuras gastronômicas em casa? No início vai parecer uma tarefa complicadíssima, mas logo se cria intimidade com a cozinha e ela passa a ser um laboratório para expressar a criatividade. O melhor são os resultados: possibilidade de mais qualidade nutricional e união energética para o casal.

Precisa de mais incentivo? Recomendo os filmes: Como água para chocolate; Simplesmente irresistível e Julie & Julia. Alimentamos a alma com aquilo que vemos e conversamos, então, sugiro o cinema a dois sempre que possível também!

E aí? Já bolou o cardápio de hoje? Mãos à obra e bom apetite! =)

2 comentários:

  1. Caríssima Camila,
    Na qualidade de marido de sua amiga (contagiada pelo seu discurso) só tenho a te agradecer! Ao chegar em casa hoje à noite, fui supreendido e agraciado com uma fantástica lasanha de berinjela: que delicía! A sua "teoria energética" se aplica aqui em casa, e,espero eu, que a eficácia da mesma perdure por muito tempo. Abs, Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Artur,

      Adoreeeeei a novidade!!! É assim que a "teoria energética" se alimenta. As mulheres não passam horas no salão por acharem que os resultados irão agradar seus conjugues? Quando percebem que podem agradar igualmente (ou até mais) dedicando um pouco mais de tempo à cozinha a tendência é que caprichem cada vez mais... O seu feedback é essencial para garantir o crescimento da bola de neve. Parabéns para o casal!!! Desejo que a inspiração se perpetue, que muitas delícias brotem desta cozinha e que os resultados gerem ainda mais união para vocês.

      Beijos!

      Excluir