sábado, 12 de maio de 2012

Leitura e Interpretação de Rótulos


Ontem comecei um assunto e fiquei com gostinho de quero mais... Por isso, resolvi acrescentar outras informações  sobre esse tema de grande importância para a população. 

Se você está lendo esse post agora, recomendo que leia também os Posts: Hora do Lanche (http://www.beijonopadeiro.com/2012/05/hora-do-lanche.html) e Aspergillus flavus (http://www.beijonopadeiro.com/2012/05/aspergillus-flavus.html), pois um deu sequência ao outro...


Dúvidas frequentes sobre rótulos:


  1. O que representa a medida caseira? E a %VD apresentado nos rótulos de alimentos?
A medida caseira é uma forma mais simplificada de explicar o que representa determinada porção, normalmente descrita em gramas ou mililitros. Alguns exemplos de medidas caseiras são: uma xícara ou uma colher de chá. Desta forma o rótulo fica mais acessível à toda a população e menos técnico. 
O percentual dos valores diários presente nos rótulos dos alimentos é qual a porção do alimento que contribui para atingir os valores diários recomendados para estar dentro dos padrões de saúde estabelecidos.

2.     Existe %VD para gordura trans? Por quê?

Segundo a Resolução - RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003: “Fica excluída a declaração de gordura trans em percentual de Valor Diário (%VD)”. Não há um percentual diário estabelecido, por isso os rótulos somente indicam a quantidade de gorduras trans presentes nos alimentos em gramas e a única referência estipulada é que não se deve consumir mais do que 2 gramas diariamente. Desta forma, é muito importante atentar para a porção, pois valores menores que 2 gramas são arredondados para zero. No entanto, é muito provável que alimentos industrializados contenham sim gordura vegetal hidrogenada. Ao se crescer a porção, um número que pode ter sido aproximado para zero, ao ser somado, pode superar os 2 gramas diários recomendados.

3.     E os outros parâmetros, como interpretá-los?

O %VD é estipulado, na maior parte das vezes, para dietas de 2000kcal/dia. Esta informação fica abaixo da tabela em letras menores. Esse número é um padrão estabelecido, mas cada pessoa tem seu consumo calórico específico que vai variar de acordo com seu gasto energético total (GET). O ideal é consultar um nutricionista para saber se o consumo de macro e micronutrientes anda equilibrado.

Como forma de parâmetro estimado, deixarei aqui alguns dados da AMDR (Acceptable Macronutrient Distribution Ranges / Variação Aceitável da Distribuição de Macronutrientes) para dar uma ajuda na leitura dos rótulos. Para adultos, o consumo de carboidratos deve estar entre 45% e 65% da ingestão diária, o de proteínas entre 10% e 35% e o de lipídios entre 20% e 35%. As taxas de micronutrientes, bem como o equilíbrio e as proporções ideais entre eles, devem ser calculados por um nutricionista, uma vez que dependem de uma série de fatores individuais como: idade, atividade física, hábitos, etc... 

Observação: 
Sobre a lista de ingredientes: eles sempre aparecem na ordem do que está contido em maior quantidade no produto para o que existe em menor quantidade. Então, se um salgadinho "diz" que é de milho, mas este é o quinto ingrediente da lista, desconfie... Pode começar a perceber que exemplos como esse são bastante comuns. Agora é se preparar para transformar supermercado em biblioteca, risos!! Boa Leitura!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário