segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tempo de Abacate

Nesta época do ano o abacate costuma ficar bem barato nas feiras e supermercados: PARA A NOSSA ALEGRIA!!! A redução chega a ser para ¼ do valor em outras épocas do ano. Lembro-me do abacate custando mais de R$8,00/kg e semana passada comprei por R$2,00.

Essa frutinha cremosa é temida por muita gente por seu alto valor calórico. De fato, é composta por 16% de gordura, o que a deixa com um perfil bastante calórico. Entretanto, o queijo mussarela chega a conter 26% de gordura e as pessoas o consomem em maior escala e com menos preconceito. A diferença dos dois é que, além do queijo ser mais gorduroso, contém apenas 25% de gordura monoinsaturada. Já a gordura do abacate é 75% do tipo monoinsaturada e insaturada. (Dados retirados da Tabela de Equivalentes, Medidas Caseiras e Composição Química dos Alimentos da Editora Rúbio, por Manuela Pacheco).

O abacate é riquíssimo em micronutrientes. A cultura popular preconiza, por exemplo, que deve-se comer banana em caso de cãibras (pois essas podem decorrer de um falta de potássio na dieta). O que muita gente não sabe é que enquanto uma porção de 63g de banana contém 249,48mg de potássio, a mesma porção de abacate contém 377,37mg. Além disso, é uma das frutas mais ricas em magnésio, ácido fólico, vitaminas B, vitamina E e vitamina K.

E por falar em bananas e abacates, considero-as campeãs para o preparo de vitaminas. Ambas possuem uma consistência cremosa quando batidas, fazendo qualquer smoothie, batida ou vitamina, deliciosa, sem a necessidade do uso do leite. Combinadas ficam deliciosas também. Depois provem essa receita: ½ polpa de abacate + 2 bananas da prata + 6 pedras de gelo + 200ml de água. É só bater no liquidificador e tomar!!

Voltando ao abacate, gostaria de salientar que ele é rico em fitoesterol do tipo beta-sitosterol. Esse componente possui estrutura similar ao colesterol, inibindo a sua absorção no estômago e no intestino e diminuindo a síntese de colesterol hepático. Foi feito um estudo em 2008 em ratos hipercolesterolêmicos que demonstra a eficácia do abacate na redução do colesterol total e no LDL em até 15%. No artigo são citados outros experimentos que chegam aos mesmos resultados. Bem interessante, não é mesmo? Querendo conferir o estudo com mais detalhes, recomendo a leitura do artigo (com vocabulário bem acessível) no link: http://www.scielo.br/pdf/cta/v28n4/a25v28n4.pdf.


Não para por aí... O abacate contém também outras substâncias fitoquímicas como a luteína. Essa substância é famosa por ajudar a combater a degeneração muscular e frear o avanço do câncer de próstata. Possui ainda carotenóides, que ajudam o corpo a absorver nutrientes lipossolúveis, protegendo contra o câncer, problemas oculares e enfermidades cardiovasculares.

E então, gostou? Aproveite que o abacate está barato e se ainda não faz uso dele, acrescente-o à sua lista de supermercado. Uma receita típica é o patê mexicano: guacamole (faço de cabeça e não sei as proporções exatas, mas é uma receita fácil de encontrar na internet). Adoro usar o abacate em saladas e em patês, substituindo a maionese. Patê de atum com abacate, por exemplo, é uma delicia! Além disso, pode ser usado na estética. Publiquei uma receita na matéria da Revista dos Vegetarianos postada aqui no link: http://www.beijonopadeiro.com/2012/05/colageno-revista-dos-vegetarianos.html. O resto é brincar com a criatividade... Bons experimentos!

Salada de abacate com grão-de-bico

4 comentários:

  1. Boa tarde Camila. Lí um post em que você relata que cuida da saúde com homeopatia. Tenho buscado um bom homeopata, mas não tenho tido muita sorte. Sei que não mora mais em Salvador, mas você teria algum bom homeopata da sua época para me indicar?

    Abraços e adoro o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Virgínia,

      Grata pela visita e participação. Como chegou até meu blog??

      Sim, morei quase toda a minha vida em Salvador e tenho todo tipo de contato por aí. Não tenho o número comercial, vou lhe dar o celular de minha homeopata. O nome dela é Graça: 71-8206-7612. Pode ligar em meu nome...

      Abraço e boa sorte!!

      Excluir
  2. Muito obrigada pela ajuda Camila. Vou ligar amanhã mesmo! Conheci seu blog através da indicação de uma colega. Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila. Vou te abusar um pouquinho. Não consigo falar com Dra. Graça no número que você informou. Teria outro contato? Também gostaria de fazer um consulta com ela. Muito obrigada. Abraços!

    ResponderExcluir