terça-feira, 5 de junho de 2012

SOS Leitura de Rótulos

Queridos Leitores,

Recebi uns questionamentos por e-mail acerca do post de ontem e achei que deveria esclarecer a dúvida publicamente, pois acredito que outras pessoas podem não ter compreendido direito.

Coloquei uma tabela para orientar na leitura de rótulos. Ela contém uma informação segundo uma “porção padrão”. Me perguntaram qual seria esta porção padrão. Primeiramente, gostaria de sugerir que pegassem qualquer alimento e analisassem o seu rótulo. Verão que cada um possui uma porção padrão de referência. Este número é variável, podendo ser: 10g, 15g, 100g, uma colher de sopa, 3 unidades... Enfim, a tal “porção padrão” vai variar de acordo com o produto e o fabricante.

Guia para Rotulagem de Alimentos em Relação ao Sódio
Não contem sódio
Menos de 5mg por porção padrão; pode não conter cloreto de sódio
Teor muito baixo de sódio
35mg ou menos por porção padrão
Teor baixo de sódio
140mg ou menos por porção padrão
Teor reduzido de sódio
Redução de pelo menos 25% de sódio a menos por porção do que no alimento regular
Teor leve em sódio
Redução de pelo menos 50% de sódio a menos por porção do que no   alimento regular
Sem adição de sal
Sem adição de sal durante o processamento
Levemente salgado
50% a menos de sódio adicionado do que normalmente é adicionado
Fonte: U.S. Food and Drug Administration: Scouting for sodium and other nutrientes important to blood pressure, FDA Consumer, Publication No. 95-2284, 1995.

Então, se algum dia virem um rótulo que estiver escrito "não contém sódio", saiba que é porque, naquela porção (estipulada pelo fabricante) não contem mais de 5mg de sódio ou então não tem cloreto de sódio.

É a mesma história da gordura trans que expliquei em um post antigo. http://www.beijonopadeiro.com/2012/05/leitura-de-rotulos.html Zero Gordura Trans, significa que tem zero naquela porção, mas zero significa qualquer número menor do que 2g. Logo se tiver 1,99g em 2 biscoitos (porção padrão estipulada em determinado rótulo) será considerado ZERO Gorduras Trans para a “porção padrão”. Acontece que neste exemplo, se alguém comer 4 biscoitos, estará ingerindo o dobro do máximo recomendado.

O mesmo em relação ao sódio. Se a porção padrão for 2 biscoitos e alguém comer 4, talvez não poderá mais considerar que está comendo um alimento ZERO sódio. O problema disso, é que muitas vezes as porções são pequenas e não sabemos se zero é zero ou se zero é 4,99mg. Artimanhas da indústria alimentícia. Melhor verificar o paladar, se for salgado e a porção for pequena demais, desconfie!!! 


No caso das gorduras trans, normalmente estão relacionados à textura. A gordura vegetal hidrogenada é campeã em deixar o alimento crocante e bem sequinho. Então, se comprar um biscoito ou salgadinho dizendo que tem Zero Gorduras Trans, não esqueça de verificar se contém gordura vegetal hidrogenada. Se contiver, saiba que estão usando o velho truque da porção padrão... Triste, mas é verdade! Esta é uma prática muito comum na indústria. Infelizmente diversos fabricantes focam mais na venda do que na saúde dos alimentos que produzem e através de um marketing bem feito, ludibriam os consumidores...

É isso, boa sorte na leitura de rótulos e se tiverem mais dúvidas podem me escrever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário