terça-feira, 21 de agosto de 2012

Guacamole by Kenia Bahr


Já falei em abacate e guacamole aqui no blog outras vezes, nos posts: Tempo de abacate Mexicano sem guacamole.

Aproveitando que o abacate ainda está bem barato nas prateleiras dos supermercados, decidi publicar um texto sobre a fruta, incluindo uma receita de guacamole, da Kenia Bahr: blogueira do Alguma Coisa em Comum.

Aproveitem!!!


Foto do Google Imagens

"Guacamole pode parecer tão óbvio, que eu nunca havia pensado em postar. Mas pensei bem e percebi que mesmo eu, uma precoce curiosa culinarística, só descobri o guacamole já com uns 20 anos. Trocando em miúdos: tá todo mundo perdoado. ;)

O guacamole é uma salada cremosa feita com base de abacate. Sim, é salgada. O estranhamento é devido à cultura brasileira de se consumir o fruto com açúcar. Mas abacate nunca precisou de açúcar para se gostoso. É maravilhoso de qualquer jeito, rico em gorduras do bem, vitamina E e ácidos graxos importantíssimos para a saúde, cuida de cabelos, pele e unhas, de dentro pra fora, de fora pra dentro.

O abacateiro é espécie exótica em nosso país, mas os estudiosos não se preocupam muito com possíveis invasões em ambientes naturais: os caroços costumam ficar sob a árvore mãe e raramente são carregados para longe. Também, com um peso daqueles!

Abacate tem um monte de tipos. Meus preferidos são o abacate manteiga e o avocado, primo chique do abacate, mais doce e denso, de gordura muito fina. Mas sem preconceitos, como todos e acho é bom.

Comida típica mexicana, o guacamole abriu espaço em outros países com a globalização e no Brasil faz a cabeça de muita gente esperta.

Minha receita não leva pimenta, já que sou um pouco sensível. Mas uma boa dedo-de-moça faz feliz quem pode, picadinha e misturada lá.

Minha receita:

1 abacate maduro, mas firme, amassado com o garfo
1 cebola média, picadinha
1 tomate maduro, mas firme, picado miúdo
1 pimentão de qualquer cor, em cubinhos
suco de 1 limão
3 colheres de azeite de oliva extra-virgem
sal a gosto
cheiro verde a gosto (para quem gosta, coentro combina muito bem)

Misturar tudo e pronto. Serve-se com saladas de folhas, pão, tortilhas e fica muito bom com os Doritos naturebas."

4 comentários:

  1. Guacamole é muito bom, né, Camila! Obrigada pela parceria!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADORO!!

      Eu é que agradeço pela colaboração!!!

      Você acredita que até hoje não fiz aquela balinha que me ensinou?? Vou procurar onde guardei esta receita para fazer essa semana...

      Beijão!!!

      Excluir
  2. Putz, que balinha que era mesmo? Eu leso e esqueço quase tudo hahahaha.

    Beijo!

    Kenia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não esqueci... Uma de cacau... Vou procurar a receita!! =)

      Excluir