quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SOS: Desmistificando o Sal Light


Refinado, Iodado e Light: SOCORRO!!!! (Foto do Google Imagens)

Acabaram de me perguntar sobre o Sal Light e achei pertinente compartilhar a resposta na foma de post.

Vejam bem: tudo que é light é reduzido de alguma coisa, não necessariamente saudável... Na verdade, os produtos lights costumam ser menos saudáveis, dificilmente entram no meu carrinho de compras! A maioria dos produtos light são reduzidos de gordura e acrescidos de um monte de química para compensar o sabor. Recomendo sempre a leitura dos rótulos destes produtos. Se virem um monte de nomes estranhos, saiam correndo!!!  

No caso do Sal Light, ele é reduzido de cloreto de sódio e acrescido de cloreto de potássio, além de todo o processo químico e industrial... Alguns profissionais recomendam para hipertensos, mas não acho interessante, até porque, ao poupar o coração poderá sobrecarregar os rins. Além disso, o Sal Light contém adição de iodo e ainda passa por todo processo de refinamento descrito no post: Sal Marinho X Sal Refinado. Acredito ser ainda mais processado e químico que o sal refinado tradicional, que já considero péssimo.

No caso de hipertensos ou pessoas que têm grande facilidade de reter líquido, a qualidade do sal é ESSENCIAL!! Sais refinados são extremamente acidificantes (pró inflamatórios), ao passo que o sal marinho tem poder alcalinizante e anti-inflamatório, quando usado com moderação. São literalmente opostos em termos de reações bioquímicas no organismo.

O que aconselho, no caso de hipertensos, é que usem um sal de qualidade, de preferência o descrito neste post, com moderação, ou seja em proporções menores. Assim, estarão naturalmente reduzindo o consumo de sódio e ingerindo-o associado à outros minerais importantes, encontrados no sal marinho, nas proporções adequadas. Outra dica é que se faça a mistura do sal com ervas e outros temperos, como descrito no post da Campanha do Consumo Consciente do Sal

Quanto à preços, vamos combinar que R$10,90 em um quilo de sal não vai deixar a maioria da população, que tem condição de ter um computador e acesso à internet para estar lendo isso aqui, mais pobre. Não uso sal em todos os meus preparos, de forma que um quilo rende muitos meses, mesmo cozinhando diariamente. 

É isso aí... Espero ter ajudado e que possam fazer uso cada vez mais consciente e adequado deste condimento tão importante e ao mesmo tempo tão perigoso (quando mal utilizado) para a nossa saúde. 

3 comentários:

  1. Colocar muitas ervas diferentes na preparação da comida dá sabor e compensa a falta de sal

    ResponderExcluir
  2. Fui eu quem perguntou sobre o Sal Light, obrigada pelo post! Aqui em casa, sal é um problema seríssimo! Não sei como ninguém é hipertenso! Bom, acho que vou recorrer ao sal que você comentou no post anterior...vou procurar no Grão, porque aqui em Salvador...Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SuperCool, até hoje não sei o seu nome...!!!

      Se encontrar no Grão, me fale!!! Nunca achei esse sal em Salvador, infelizmente!!! Caso não encontre, encomende à próxima pessoa que for à SP. Não é uma encomenda complicada... Pode até comprar e mandar entregar no endereço do portador para dar menos trabalho. Enquanto isso, vá usando Sal Marinho, pois mesmo com adição de Iodo é bem melhor do que Sal Refinado e principalmente Sal Light.

      Se sua família não tem hipertensos, menos motivo ainda para pensar em Sal Light. Melhor fazer uso consciente do Sal Marinho de boa qualidade e tentar explorar outros temperos e ervas para dar mais sabor à comida, e assim pegar leve no sal...

      Depois leia o texto que falo sobre as doses adequadas de consumo de sal saudável, chama-se Controlando o Sal na Dieta e tem outros sobre a leitura de rótulos também!!

      Boa Sorte nas mudanças em casa!!

      Beijos

      Excluir