sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pão de aveia e passas

Um blog com o nome de Beijo no Padeiro merece ter muitas receitas de pão, não acham?? Quem tiver alguma boa, por favor, me envie para eu testar e publicar por aqui...

Esta semana criei um pão, baseado na última receita que postei aqui de pão de arroz integral, que foi criada por minha mãe. Depois que postei recebi alguns retornos de leitores com fotos e dizendo que fizeram e deu super certo! Espero que gostem desta receita também!


Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de trigo branca (de preferência orgânica)
1 xícara de aveia em flocos
1 e 1/2 colher de sopa rasa de fermento biológico
1/2 colher de sopa rasa de sal marinho
4 colheres de sopa de óleo de girassol, milho, coco...
1/2 xícara de uvas passas

Preparo:
Deixar as uvas passas de molho em uma xícara de água filtrada. Colocar para esquentar até a água ficar morna. Misturar todos os ingredientes secos (farinhas, aveia, sal e fermento). Depois acrescentar as passas, misturando bem com a farinha para homogeneizar. Aí acrescenta o óleo, uma colher de cada vez, misturando bastante com a farinha. Até então, toda a mistura pode ser feita com o auxílio de uma colher. Depois é hora de misturar a água morna onde as uvas passas ficaram de molho, devagarzinho, observando a liga do pão (a medida de uma xícara pode variar um pouco, para mais ou para menos). A massa deverá soltar completamente da vasilha e formar um "bolo" consistente. Apertar bem (sem agressividade) até ela ficar bem homogênea e depois colocar na forma.

Deixar no forno desligado (ou dentro de um armário) por uma hora. Passada a primeira hora, tirar a massa da forma e estirar suavemente na bancada com um rolo (não deve afinar a massa, esse procedimento é só para tirar eventuais bolhas de ar no meio da massa). Depois, enrolar a massa como um rocambole, recolocando na forma e deixando descansar por mais uma hora dentro do forno. Se quiser, pode gratinar a parte de cima do pão com melaço de cana ou malte de arroz, antes de levar ao forno, ele ficará mais docinho e dourado!

Depois, pré-aquecer o forno alto, por 10 minutos e levar o pão para assar por 40 minutos no forno alto. Observar o tempo de forno, ele poderá variar a depender da umidade relativa do local onde for feito.

Bom apetite!

Obs.: Esta receita rende o suficiente para uma forma de aproximadamente 6x18cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário