terça-feira, 6 de novembro de 2012

Receita de arroz de integral cateto

Anteontem publiquei uma receita de pão à base de arroz integral cateto. Hoje, por acaso, vi um post, em um blog, de uma receita ótima de arroz integral cateto. Esta, em específico, é uma excelente pedida para o verão, mais soltinha e refrescante do que o clássico arroz de panela de pressão. E o blog, de quebra, ainda tem outras excelentes receitas: recomendo o Tampopo Gourmet


"Quem me conhece sabe que eu sou doida com arroz. Gosto de comê-lo no almoço e no jantar. Se bobear, tem arroz até no meu café da manhã.

Se não tiver arroz no almoço, é como se eu não tivesse almoçado. Pode ser o arroz branco comum, o japonês (gohan), o tailandês, o arbóreo, ou afins... Todavia, o tipo que eu como quase todos os dias é o arroz integral, pois é o mais completo: além de ser fonte energética, ele conserva seus nutrientes e suas fibras (importantes para o bom funcionamento do intestino e aumento da sensação de saciedade).

O problema é que muitas pessoas sentem dificuldade em consumir o arroz integral, seja porque não sabem prepará-lo, seja porque estranham o seu sabor.

Para as primeiras, vou passar a receita que minha mãe faz em casa há muitos anos e que é responsável por eu não gostar de nenhum arroz integral que eu coma na rua. Mas atenção, isso não significa um milagre para aquelas que não o apreciam mesmo, afinal o objetivo dessa receita é extrair do arroz o seu sabor original. 

O ideal é começar a introduzi-lo no cardápio diário. No início, pode parecer pouco palatável, mas, com o passar do tempo, ele se torna quase que essencial.

Bom, se mesmo assim houver dificuldades na inserção do arroz integral na dieta, aguardem que, em futuras postagens, trarei versões mais temperadas. Lembrando sempre que essa versão é uma das mais saudáveis.

Antes da receita, deixo dois trechos do Livro Arte Fundamental da Vida, da professora Bernadette Kikuchi que refletem a importância de se cozinhar e alimentar com amor:

"Na Arte Culinária Macrobiótica, o mais importante é a arte de cozinhar o arroz integral. (...) O arroz que se cozinha todos os dias, em qualquer dia, em qualquer lugar, qualquer que seja o seu tipo, ou qualquer que seja a panela utilizada, deve ser feito com muita atenção, amor e carinho, para que fique sempre saboroso.

Ao sentarmos à mesa para comer, devemos sentir respeito e gratidão pelo alimento, pelas pessoas que o prepararam e pelas pessoas que de alguma forma ou outra colaboraram para que pudéssemos tê-lo à mão. Podemos demonstrar esse respeito e gratidão mastigando bem o alimento, o que nos levará a assimilá-lo ao máximo, fazendo-nos evitar os excessos da gula." Bernadette Kikuchi


INGREDIENTES:
3 copos americanos de arroz integral cateto
4 e 1/2 copos americanos de água
1 pitada de sal marinho

MODO DE FAZER:
Colocar o arroz no liquidificador. Usando a função pulsar, socar 50 vezes o arroz para que solte um pouco de sua película, tomando cuidado para não quebrar os grãos. No meio do processo, dar uma sacudida no copo do liquidificador para misturá-los. Quanto mais velho e fraco o liquidificador, melhor... Sim, essa é uma parte delicada do processo.



Colocar o arroz - com a película que soltou e sem lavar - em uma panela grossa (pode ser de ferro, ferro fundido, pedra sabão ou aço inoxidável de fundo triplo) e cobrir com a água. Tampar e deixar de molho por aproximadamente 2 horas.


Adicionar uma pitada de sal ao arroz, colocar uma chapa de alumínio sob a panela, tampá-la e ligar em fogo alto até ferver.


Após ferver, diminuir a chama para o fogo baixíssimo, como explicado na postagem Chamas do Fogão, por 50 minutos.  Evitar destampar a panela durante o processo de cozimento. Após esse tempo, desligar o fogo e deixar descansando por 10 minutos. Em seguida, abrir a panela e pronto: arroz integral macio e saboroso!


O ponto perfeito do arroz é quando ele fica firme, mas macio e levemente úmido, sem empapar. Apesar de parecer simples, o arroz integral é riquíssimo e prepará-lo é uma arte. Aproveite o sabor e a saúde! Bom apetite!


DICAS:

a) O processo de separação do arroz e sua pelicula no liquidificador só dá certo com o arroz do tipo cateto (grão curto). Não adianta fazer com o agulhinha (grão comprido). Esse processo faz com que o arroz fique mais macio. Se for diminuir a quantidade de arroz, socá-lo apenas 30 vezes.
b) Não lavar o arroz quando for utilizado o processo do liquidificador.

c) Pode-se variar a quantidade de arroz, colocando-se 1 e 1/2 copo (americano) de água a mais do que a medida de arroz.
d) Para acrescentar mais nutrientes e tempero à refeição, pode-se acrescentar um pouco de gersal (uma mistura de sementes de gergelim torrado e moído com sal marinho) por cima do arroz. 
e) Segue abaixo duas fotos de chapas que podem ser usadas. Elas são fabricadas em aço com alumínio. Servem para permitir que o arroz cozinhe de forma lenta e homogênea sem grudar na panela.Maíra Hanashiro


2 comentários:

  1. Obrigada pela honra de fazer parte do seu blog! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem o que agradecer, o mérito eh todo seu e do seu blog maravilhoso cheio de receitas de dar água na boca! Parabéns!!!

      Excluir