quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Filmes para Beijar o Padeiro

Nunca mais falei de filmes por aqui, não é mesmo??

Alguns dos meus temas de cinema favoritos são: música, educação, superação e saúde. Gosto de dramas que me fazem chorar de alegria, que me emocionem e me façam acreditar que há muita coisa boa nesse mundo e que devemos, sim, acreditar na raça humana. Filmes que me façam perceber que a vida é muito mais do que as manchetes sensacionalistas que vemos a todo tempo nos telejornais... Quando o filme é baseado em fatos reais, me toca ainda mais!! Afinal de contas, a arte, nada mais é do que a imitação da vida! 

Estes temas se misturam frequentemente. De acordo com a mistura dos temas: música, educação e superação, já falei falei de alguns títulos memoráveis por aqui, como: Adorável Professor (Mr. Holland´s Opus), Shine, Música do Coração (Music of the Heart)... Tem outro que nunca comentei no blog, mas é lindíssimo também, chama-se: O Som do Coração (August Rush). 


Recentemente encontrei um título chamado A Voz do Coração (Les Choristes) e inicialmente fiquei na dúvida se não já tinha assistido. Mas, ao olhar a capa do filme e ver que seu título original era em francês, tive certeza que era inédito para o meu HD biológico e decidi apostar nele. Tiro certeiro!! Que filme LINDO!! Para os usuários do Netflix Brasileiro, está lá. Para quem ainda não adquiriu esta tecnologia, recomendo que procure na locadora do seu bairro.

Com a temática semelhante de Adorável Professor e Música do Coração, este filme fala do poder da música na educação infantil e como ela pode trazer disciplina e amolecer os corações mais rebeldes. Tive a sorte de ter tido contato com a música desde bem pequena, talvez por isso o tema me emocione tanto. 

Comecei a estudar música aos seis anos e prossegui até os doze. Além das aulas de música no colégio, tinha aulas particulares de piano clássico semanais. Sim, abandonei completamente... Hoje sequer sei ler uma partitura e tenho aquela sensação de educação jogada no lixo. Meu consolo é que me disseram que a memória infantil é fácil de ser resgatada. Tomara, pois pretendo voltar a investir no hobby musical em breve.

Acho que não tive a sorte de encontrar em minha infância um tutor tão talentoso com crianças como os personagens dos filmes mencionados. Chegou um momento que estava de saco cheio de músicas clássicas, queria partir para o rock, mas quem me ensinava na época sequer conhecia Os Beatles! Isso, junto com a rebeldia clássica de uma "aborrescente" ariana, me fez colocar todos as partituras no maleiro do meu guarda roupa. Estão lá até hoje, na casa dos meus pais...


O segundo filme que também assisti recentemente, cujo tema central é a música, chama-se: Apenas Uma Vez (Once) e é um título irlandês. Neste, a educação sede espaço a um toque romântico, que acompanha o enredo. Não tão emocionante quanto os outros, porém um filme gostoso de assistir, com uma bela trilha sonora. Também faz parte do acervo do Netflix brasileiro. 

Falando em música+cinema, outros títulos imperdíveis são: The Wonders: O Sonho não Acabou (That Thing You Do), Quase Famosos (Almost Famous) e os clássicos: A Noviça Rebelde (The Sound of Music), e Amadeus. Isso sem falar nos musicais da Broadway (alguns transformados em filmes) que amo de paixão como: O Fantasma da Ópera, Evita, Jesus Cristo Superstar, Annie, O Rei Leão, A Bela e a Fera, Chicago, Tommy e outros tantos... 

Música é definitivamente uma grande paixão! Pode ser aquele voz e violão de botecos e restaurantes, mega shows, teatros, em casa, no carro, na TV, no cinema... Simplesmente AMO!!

Sobre o Netflix brasileiro, ainda está a anos luz de distância do americano em termos de variedade de títulos e lançamentos. Entretanto, não me incomodo em ver filmes antigos e tem uma boa variedade de títulos inéditos para mim. Acho que o custo-benefício de R$15,00 mensal, para ter MUITOS filmes ao mês é um bom investimento para quem curte um cineminha em casa. Assistindo três filmes no mês já paga o valor de três locações baratas, com a comodidade de não precisar ir até a locadora. Algumas televisões mais modernas já vêm com o programa instalado. Se não for o seu caso, pode investir num Apple TV, que custa bem menos do que uma televisão nova. Eu super aderi a esta tecnologia e estou fã, ávida para que surjam cada vez mais novos títulos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário