segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Muito AXÉ em 2013



Estou viva, queridos leitores!! Um ótimo 2013 para todos vocês e muito axé nas minhas próximas postagens!!!

A primeira novidade de 2013 e motivo principal de minha ausência por aqui nos últimos tempos é que fiz outra mudança. Isso mesmo: deixei BH e voltei a morar em Salvador. O mês de dezembro foi uma loucura, juntou a minha mudança com a chegada à Salvador durante um período repleto de festividades, praticamente impossível de estabelecer uma rotina.

Depois do Natal recebi visitas de BH (partiram hoje) e foi muito interessante dar uma de guia logo após o meu retorno: tive a oportunidade de reexplorar a minha cidade natal após um período longe daqui. Entre um passeio e outro postei algumas dicas de turismo pela cidade e pretendo postar outras!!

O dia 31 de dezembro foi um destes dias de turismo fantástico! Levei a turma de BH para conhecer a igreja do Bonfim. Ao chegarmos lá, compramos fitinhas, amarramos na grade, fizemos desejos, tiramos fotos... O kit completo!!! Só não esperava que quando estivesse indo embora iria escutar um coro saindo da igreja: "Glória a ti neste dia de Glória...". Dei meia volta (estava caminhando em direção ao carro) ao me arrepiar completamente e corri para a porta da igreja lotada. O pessoal de Minas não entendeu nada, nunca tinham escutado aquele hino antes e infelizmente não compartilharam daquela emoção coletiva. Eu nem preciso dizer que fiquei em êxtase, né? Lindo, lindo, lindo!!! Acho que só quem vive ou já viveu nesta terra entende a emoção de um momento como este no último dia do ano...


Ao sairmos de lá fomos ver o por do sol na ponta de Humaitá, um dos meus “points” prediletos para apreciar o anoitecer. Mais uma surpresa: chegando lá encontramos uma roda de pessoas vestidas de branco, fazendo umas rezas na areia da praia. Desci na mesma hora para ver o ritual bem de perto. Era um grupo do candomblé fazendo oferendas à Yemanjá. Fecharam com chave de ouro rezando um "Pai Nosso": só se vê na Bahia! Quer coisa mais típica baiana para mostrar a turistas? Achei espetacular!!! Huuum... Nem tanto, quando retornei da praia encontrei meus hóspedes super afastados, morrendo de medo do candomblé (achavam que candomblé era coisa de Exu e que Exu é só coisa do mal...).

Engraçado como estados vizinhos podem ter pessoas e costumes tão diferentes, não é mesmo? Para os mineiros este dia conteve meros passeios turísticos, para os baianos uma simbologia de encerramento de ano diferenciada. Com certeza no estado deles devem ter coisas de arrepiar que jamais conseguirei entender e acho uma riqueza observar esses pequenos detalhes, que acabam por influenciar o comportamento de diferentes indivíduos e sociedades...

Uma delícia retornar à cidade natal recebendo a benção do Senhor do Bonfim (além de levar os mineiros lá, dois dias após a minha chegada fui andando da Barra até a Colina Sagrada); matando as saudades do mar; reverenciando a rainha das águas; entre amigos e parentes...! Sim, tenho consciência de que a cidade está abandonada e cheia de defeitos, mas como sempre digo, temos duas opções na vida: olhar o lado positivo dela ou o negativo. Eu prefiro focar nos positivos! 


Super feliz com o retorno, com muito orgulho de ser baiana, de compreender e me emocionar com as idiossincrasias de um povo criativamente feliz! Muito bem vinda de volta à cidade do São Salvador: Viva!!

3 comentários:

  1. Oi Camila! Leio o seu blog a um tempão, adoro a sua visão sobre os alimentos, e como você, acho o açúcar um veneno!!! Aliás, minha meta de ano novo foi acabar com o consumo dele (digo em pães e bolos, porque bebidas e industrializados já faz tempo que não consumo), vou te dizer viu, me mudei pra Bahia ontem e como é difícil comer fora nessa terra!! hehe, ontem fui na padaria e uma funcionária me disse que o pão não tinha açúcar, comi e depois descobri que tinha!!! O Brasil tem o paladar muito doce, me assusto quando vejo as embalagens de iogurte e outros produtos..
    Pior mesmo é alguém me dizer que "não podemos ficar sem começar açúcar porque é energia!!", me arrepio toda hahah
    Quando conheci Salvador não gostei muito não, fugimos pra lá depois do pedágio rs, as praias são lindas demais né?
    Seja bem vinda de volta! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila!!

      Bem vinda ao blog! Grata por sua participação!

      Se mudou ontem para cá? Que coincidência!! Onde morava antes? Espero poder lhe ajudar com dicas para se ambientar o mais rápido possível por aqui... Chegou em boa época, verão aqui é tudo de bom!! Sim, alem de lindas praias temos uma temperatura de água espetacular, adoro!! Seja Bem vinda!!

      Sabe que hoje estava andando pela rua e pensando justamente o contrario?! A facilidade que tenho para comer aqui em relação a BH. Encontro sucos naturais e água de coco em qualquer biboca e considero abará bem mais saudável que pão de queijo! Ainda tem tapiocas mil, carrinhos de milho cozido... Coisas que não encontrava pelas ruas de BH e não posso falar de outros lugares no Brasil que conheço meramente como visita...

      E agora ainda um Viva o Grão na Vitoria!! Melhor que isso, só dois disso!!!

      Quanto ao açúcar não é uma realidade baiana e sim mundial. Hoje pedi um suco de limão sem açúcar, veio com açúcar e tive que devolver. O melhor é que outras 2 pessoas tomaram o suco sem açúcar comigo e somente uma pôs açúcar! Rara maioria, hein?! Fiquei feliz! Sinais de mudanças...

      Apareça sempre!!

      Bjs!!

      Excluir
    2. Camila, te respondi por email. :)
      Obrigada pela atenção!! Adorei!

      Excluir