quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Açúcar: a cocaína das crianças indefesas

Acabei de ler esse pequeno post no blog Cantinho Vegetariano e não resisti em comentá-lo...

Já falei aqui sobre minhas aventuras com o açúcar e desde que entrei na faculdade de nutrição tenho tido experiencias bem interessantes (para não dizer assustadoras, decepcionantes...) com o tema. No ambiente universitário frequentemente me sinto uma NEURÓTICA quando o assunto é açúcar, pois nem meus colegas e nem meus professores parecem ver o tal pozinho branco da forma como eu vejo: como uma droga!


Imagem retirada do Google Imagens

Claro que se comentam sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar em relação ao diabetes, obesidade e síndromes metabólicas. Mas não há muita ênfase nisso e a sensação que tenho é que o consumo de açúcar anda tão alto, que até mesmo as pessoas que lidam com nutrição perderam o parâmetro do que é muito e do que é pouco...


Imagem retirada do Google Imagens

Exagerando? Acho que não... Minhas colegas lancham biscoitos recheados, tomam refrigerantes, sucos industrializados, adoçam sucos da fruta feitos na hora (até o suco de laranja que é naturalmente super doce) - diariamente!!! 


Estatística do documentário Muito Além do Peso

Outro dia, programei uma atividade em meu estágio em Saúde Pública para mostrar o documentário Muito Além do Peso para pais e idosos da comunidade onde realizei trabalhos este semestre... Aí resolvemos organizar um lanche para oferecer ao pessoal: pipoca e suco de fruta. A ideia era mostrar que é possível fazer um lanche saudável, saboroso e barato (pipoca com pouco sal e suco sem açúcar). Vocês acreditam que até o último minuto minhas colegas de estágio e preceptora insistiam para colocar açúcar no suco? Falei para provarem e elas foram obrigadas a concordar que não havia a menor necessidade: o suco estava super doce naturalmente... Mas juro que quase tive que brigar para impor a minha vontade de que o suco fosse sem açúcar. Inacreditável, hein?? Nem preciso dizer que o lanche foi um sucesso, que todos comeram, repetiram e pediram BIS!! Assim, marcamos outra sessão de cinema outro dia e foi um excelente (principalmente o lanche LIGHT). Pena que estava tão 'azuada' com a organização que acabei me esquecendo de tirar fotos: a primeira versão teve umas 30 pessoas e a segunda, umas 70 - tinha gente assistindo filme de pé, pois não havia mais espaço para cadeiras na sala!!


Estatística do documentário Muito Além do Peso

Ah, lembrei de mais uma do estágio. Certa feita estava em reunião com os coordenadores da escola/creche da comunidade e como estava próximo ao dia das crianças pediram que realizássemos uma campanha na faculdade para arrecadar balas e bombons para as crianças. Nem acreditei em meus ouvidos! Expliquei que o nosso papel ali era de promover a saúde, com atividades de educação nutricional e que uma de nossas missões com aquelas crianças era justamente de desatrelar a ideia de que doce é sinônimo de felicidade. Com muita satisfação, realizamos uma atividade onde levamos uma feira de verduras e frutas das mais variadas, para apresentar o reino vegetal às crianças. Foi super divertido, elas conheceram produtos absolutamente novos e provaram todos os tipos de frutas. Estavam tão entretidas com o aprendizado e atividade dinâmica que nem lembraram que balas existiam...


Imagem retirada do Google imagens

Hoje tenho visto que um dos maiores desafios na Educação Nutricional é a educação dos pais e avós, ou seja, dos adultos em geral... São eles que compram e oferecem doces e refrigerantes para as crianças o tempo todo, pois têm uma ideia arraigada de que são formas de fazer as crianças mais felizes. Além disso, como falei anteriormente, elas acham que 'é só um pouquinho', mas não fazem a menor ideia de que aquilo que consideram pouco, é MUITO!! Criança feliz é criança saudável, com amigos, espaço para correr, brinquedos e barriga cheia!! Açúcar é caloria vazia, não enche barriga de ninguém, corrói os ossos, acaba com os dentes, atrapalha o crescimento, diminui a imunidade e ainda está fortemente vinculado à grandes epidemias como a obesidade e o diabetes...


Estatística do documentário Muito Além do Peso

Só mais um comentário para finalizar, voltando ao ambiente acadêmico. Outra decepção são as aulas práticas de técnicas dietéticas e afins. Quase TODAS incluem preparos contendo açúcar e quando não contém a substituição é por aspartame (receitas para diabéticos). Preciso comentar do uso de margarina nas receitas?? Sei que o assunto não é esse, mas não resisti!!! Até hoje espero uma aula de como extrair o doce natural de ingredientes saudáveis e fazer sobremesas deliciosas, doces e sem açúcar (sim, isso é totalmente possível)... Ainda bem que tenho outros lugares para aprender esse tipo de coisa, pois na faculdade ninguém se preocupa com isso: até na aula de fitoterapia com o uso de chás incentivam o uso do açúcar (terapêutico, será?).  


Estatística do documentário Muito Além do Peso

Para quem ficou curioso com o suco, vou dar uma dica SUPER simples!! Suco de polpa geralmente fica sem graça pois as pessoas estão acostumadas a diluir com muita água e adoçar com açúcar. O que fiz no dia do filme foi misturar suco de polpa com banana e deixar mais grossinho... Várias misturas ficam uma delícia, porém as minhas prediletas são: banana com açaí, banana com abacaxi e banana com goiaba. Essa é uma sugestão prática e mais em conta (aqui na Bahia encontram-se polpas de frutas por preços bastante acessíveis, bem como banana e essa era uma das preocupações ao realizar a atividade que comentei...), mas o mundo frugívoro é extremamente rico em opções naturalmente doces e deliciosas! Use, abuse, prove e desfrute!! 


Estatística do documentário Muito Além do Peso

E aí gente?? Será mesmo que estou ficando louca, neurótica com esse tema?? Será que estou exagerando em insistir tanto em alertar sobre os perigos do consumo abusivo do açúcar??

4 comentários:

  1. Tá não, Camila, o bicho tá pegando mesmo! Dá a mão aqui porque eu sou conhecida como a esquisita sem açúcar!
    Beijos!

    Kenia Bahr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa Kenia!!! Tão bom saber que somos compreendidas nesse mundo cheio de valores loucos e invertidos!! =)

      Excluir
  2. Tenho 15 anos e graças aos meu pais , tive uma boa educação alimentar. Muito legal sua iniciativa contra o abuso de açucar entre as crianças.
    Acho que entre as crianças e os jovens em geral mesmo, deve ser estimulado, e aliado com a alimentaçao, uma atividade fisica que ele goste desde pequeno, evitando o sedentarismo, uma coisa se alia a outra.
    Ah, e esse "vicio" em açucar é so por costume mesmo, passando um tempo sem adoçar sucos, e comer essas guloseimas, voce nem sente falta mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeee Bruno!!! Parabens pela colocação tão madura para um rapaz tão jovem...! É isso aí, tomara que você possa servir de bom exemplo para as pessoas com quem convite. Grata por compartilhar sua experiência!! =)

      Excluir