sábado, 1 de fevereiro de 2014

A mania de fotografar o que se come

Foto retirada do Instagram de uma amiga

Comecei a fotografar meus pratos de comida, assim que ganhei a minha primeira câmera digital em 2007, muito antes de pensar em divulgar essas fotos... Depois que criei o blog e comecei a dar aulas de culinária, comecei a divulgar algumas dessas fotos e de uns tempos para cá tenho percebido que isso virou moda nas redes sociais.

Não sei exatamente o que motiva as pessoas a publicarem o que comem, mas vou escrever um pouco sobre como funciona o meu ritual de fotos, que vai muito além de divulgar meus hábitos alimentares.

Em um post antigo, que chamei de Culinária Zen, descrevi minha relação com o ato de cozinhar. Como apreciadora de uma culinária saudável e ao mesmo tempo esteticamente atraente (união de minhas duas profissões: arquitetura e nutrição) a fotografia se coloca como o intervalo entre o processo de cozinhar e comer.

Pelo fato de gostar de cozinhar e apreciar a estética de um prato bem montado, gosto de fotografar a arte culinária alheia, tão efêmera, para manter um registro e inclusive servir de inspiração para criações futuras. Então acabo fotografando não somente aquilo que cozinho como também o que me chama atenção dentre o que como pela rua.

Da mesma maneira que para cozinhar, observo cada alimento, penso em cada corte que faço de vegetais, misturas de ingredientes, métodos de cocção, temperos utilizados, utensílios e tempo de cozimento, depois que a comida está pronta, para mim é quase impossível desdenhar de todo esse carinho e simplesmente "jogar" tudo no prato e devorar a comida.  

Arrumar cuidadosamente as comidas no prato, mesmo que seja uma refeição simples e cotidiana é uma forma de valorizar a dedicação de quem preparou aquela comida (eu ou outra pessoa) e prestar atenção criteriosamente em cada um dos preparos. Assim, arrumo de acordo com cores e formas, criando uma estética que estimule o apetite. A fotografia entra exatamente neste momento: para registrar, esta arte efêmera, denominada sabiamente por D. Bernadette Kikuchi como Arte Fundamental da Vida.

Almoço de hoje - refeição simples, prática e saborosa. Publiquei detalhes do preparo no Instagram.

Parar para arrumar o prato e fotografar a comida é uma maneira de pausar e refletir sobre o alimento e não simplesmente ingeri-lo apressadamente. Comer para mim é um ritual de saúde, é o momento do dia em que recarrego as minhas energias, é algo sagrado. Nosso alimento é o nosso combustível essencial da vida e para comer bem é essencial pensar sobre o que se pretende comer, antes das refeições. Tenho plena convicção que se as pessoas criassem esse hábito, de simplesmente pausar, refletir e agradecer antes de comer, já ajudaria bastante a reduzir tantos casos de obesidade relacionados à compulsão alimentar.

O próximo passo, após a arrumação do prato e a fotografia é fazer toda a refeição de forma calma e sistemática. Gosto de intercalar cada alimento com um cereal integral (geralmente o arroz integral, que pode estar puro ou misturado com outros grãos, temperos ou legumes) e comer cada preparo separadamente. Por isso que na arrumação de meus pratos frequentemente o arroz está em uma cumbuca separada dos demais ingredientes da refeição. Ele tem um sabor bem neutro e intercalando-o com outros ingredientes é possível saborear cada um deles, favorecendo também uma mastigação lenta e ao mesmo tempo vigorosa, auxiliando o processo digestivo, que tem início na boca, através de enzimas fundamentais presentes na saliva.

A divulgação de minhas fotos, por outro lado, acaba tendo um sentido completamente diferente. Como trabalho com isso e gosto de promover a saúde através da consciência alimentar, divulgar fotos de pratos saudáveis é uma forma de divulgar a possibilidade de se ter saúde e beleza em um prato e assim estimular as pessoas que me seguem nas redes sociais a despertarem para este desejo de ter uma rotina alimentar mais saudável, mostrando que pode ser algo simples e acessível. Muito me alegra ver pessoas entusiasmadas com um prato de salada. Sou de uma geração onde sinônimo de comida saborosa era hambúrguer, batatas fritas, refrigerante e doces: ver tanta gente apreciando um prato de comida saudável é no mínimo gratificante!!

Espero que esta moda de fotografar os pratos que tenho visto na internet esteja ajudando nesta função de aumentar a consciencia alimentar das pessoas. Que ao se darem o trabalho de fotografar aquilo que comem, passem a prestar mais atenção nos seus alimentos, aumentando assim a compreensão de que são aquilo que estão fotografando - afinal, nada mais somos do que alimentos transformados. 

2 comentários:

  1. Fotografa, Camila, fotografa que a gente gosta muuuito e come com os olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili,

      Grata pelo apoio moral, risos!!

      Você usa o instagram?? Tenho postado muita foto por lá também, tem um link aqui na página que dá para acessar, ok??

      Grande beijo e ótima semana pra vc!! =)

      Excluir