quarta-feira, 12 de março de 2014

Bela Cozinha: programa imperdível de culinária no GNT


Imagem retirada do Google Imagens

Não sou muito de TV, mas hoje coloquei o despertador para lembrar da estreia do programa da Bela. Provavelmente o primeiro episódio estará disponível na internet em breve e quem puder, recomendo muito que assista (as receitas ficam disponíveis no site do GNT, então não precisa se desesperar para anotar...). Quem gosta de minhas postagens, certamente gostará do conteúdo do programa. Não é à toa que antes e durante o programa chegaram várias mensagens em meu celular e recebi telefonemas: "Ligue na GNT, está passando um programa que é a sua cara!!" Já estava assistindo, risos!!

A Bela, assim como eu, nasceu em família de macrobióticos e praticantes de yoga e tem tudo isso no DNA. Um privilégio! Quando foi morar sozinha, percebeu que a comida não brotava na geladeira e na mesa e essa foi a sua primeira motivação para explorar o mundo da culinária. Acho que já comentei por aqui que foi exatamente assim que comecei: pela necessidade, quando fiz intercâmbio para a Espanha e acredito que essa deva ser uma história comum à muitas pessoas que descobriram a paixão pela cozinha. 

O programa só tem um GRAAAAANDE defeito: não tem cheiro e não tem prova!!! Ainda bem que tinha acabado de jantar quando vi, caso contrário correria o risco de devorar a TV, o controle remoto... Brincadeiras à parte, o que mais gostei é que ele fala o meu idioma favorito na cozinha, explorando coisas que não têm mistério e que precisam chegar ao conhecimento público: molho de tomate sem ser de tomate, gelatina de alga ágar-agar, abacate, castanhas, banana, ervas, especiarias, receitas sem açúcar e sem leite e tudo muito fresco e colorido: como tem que ser. Nada muito complexo de preparar, motivando quem tem menos experiência e para ficar ainda melhor, tudo com um super toque gourmet para fazer salivar até mesmo os preconceituosos de plantão. Afinal de contas, toda boa refeição começa pelos olhos, não é mesmo?

Geralmente não sou muito fã de assistir programas de culinária, pois consigo "roubar" ideias soltas, mas dificilmente receitas inteiras e menos ainda o programa completo, em relação às coisas que gosto de preparar em casa. Acho que sempre existe o momento de se esbaldar em orgias gastronômicas, mas quando penso em culinária cotidiana, não consigo pensar em sabor e esquecer da saúde. Então, prefiro deixar a exceção para quando estou na rua e encher minha casa de ingredientes provenientes da terra - tais quais os que a Bela explora em seu programa. 

Tenho um paladar muito sensível e considero super saborosas comidas que muita gente rotula como "sem graça". Por outro lado,  não fui criada bitolada só na alimentação macrobiótica, sempre frequentei diversos tipos de restaurantes e tive acesso a temperos dos mais variados desde pequena, e claro, muita comida baiana! Assim, considerando que quem cozinha, cozinha pros outros, é um eterno desafio juntar o gourmet ao saudável e despertar o interesse de pessoas que acreditam que tudo que é bom, necessariamente engorda, faz mal ou é imoral... Afirmação falsa! 

O início do programa foi em Nova York (onde ela estudou grande parte do que ensina) que é o paraíso das pessoas que amam comida saudável, mas não abrem mão de uma bela apresentação e de sabor. Para completar, está bem à frente do Brasil em vários aspectos: com uma escola de referência internacional em culinária natural (onde a Bela estudou) e inúmeras opções de lojas, feiras orgânicas e restaurantes para quem quer explorar o mundo natural. No programa ela foi em dois restaurantes que sou apaixonada: O Souen e o Candle 79 - onde Bela estagiou (que, por sinal, tem um excelente livro de receitas e foi uma grande referência nessa associação do mundo gourmet com o mundo saudável). Enfim, outra parte deliciosa do programa foi essa viagem no tempo, passeando por lugares que AMO e que me inspiram. 

A moda está chegando no Brasil e iniciativas como esse programa na TV só vão ajudar as pessoas a despertarem cada vez mais para a diversificação dos ingredientes, a criatividade na cozinha e a culinária com alimentos DE VERDADE, evitando ingredientes industrializados. A natureza nos proporciona uma infinidade de sabores, cores e texturas - não existe justificativa para apelar para sabores artificiais! 

Vou ficando por aqui, parabenizando a Bela pelo programa, o GNT pela iniciativa e deixando a dica para os meus leitores: acompanhem os programas e aproveitem as receitas, que são de primeiríssima qualidade, assim como as dicas de nutrição que ela vai dando à medida que prepara as comidas, explicando que é completamente possível elaborar pratos saborosos e ao mesmo tempo ultra saudáveis e lindos! Que venham os próximos!!

P.S.: Para quem tiver interesse, já dediquei três posts ao turismo gastronômico natureba em Nova Iorque.

5 comentários:

  1. Amei o post Camila. Obrigada! Fico mto feliz que vc gostou. Vc também é nota 10!!!! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bela,

      O mérito é todo seu!!! Grata pelo apoio e carinho!!

      Beijos

      Excluir
  2. Estou encantada com esta Bela, tudo que está falando e fazendo é maravilhoso eu o meu marido e minha norinha não perdemos o seu programa, tudo que ensina é
    de fácil entendimento e de total utilidade.
    Parabéns!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. concordo com todos. Mas gente, eu não consigo acertar na agar agar...... me dê uma dica para acertar
    Grata.
    Márcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!

      O que acontece quando usa o agar agar?? Está dissolvendo o pó primeiro em água fria ou colocando diretamente na água quente??

      Excluir