quinta-feira, 18 de junho de 2015

A saga do sono: A Maldição da Chupeta

Há duas semanas escrevi um texto descrevendo resumidamente minha saga de ensinar meu filho a dormir... Como previ, não acabou! 

Depois que ele aprendeu a rolar voltei a ficar do lado dele até adormecer e nunca mais retornei à técnica de deixá-lo sozinho no berço. Quando iniciei essa técnica achei mágica, pois logo de primeira ele adormeceu sozinho em questão de minutos e foi assim durante uma semana inteira (nunca chegou nem a 10 minutos - sendo a média de 1 a 3 minutos) até que ele começou a virar e aí desandou tudo.

Conhecendo o bebê enérgico que tenho em casa concluí que a cada novo aprendizado isso iria se repetir e se hoje estou tendo problemas com o fato dele rolar no berço, amanhã estará sentando, depois engatinhando, depois em pé, etc... Por isso, decidi voltar às técnicas do livro Encantadora de Bebês, que vinha usando com sucesso desde o início da saga.

Só que fazê-lo dormir voltou a ser um desafio e foi aí que apelei para a tal da chupeta, que inclusive é uma sugestão do livro mencionado acima. Funcionou que é uma beleza! Colocava a chupeta, dava palmadinhas no bumbum, o som do shhhhh e em poucos minutos ele adormecia. Eu devia ter imaginado, depois de meses labutando com o sono desse menino, que "laranja madura na beira da estrada, ou está podre ou está bichada!".

Há três dias um novo episódio na saga do sono: a chupeta cai e ele acorda. Pior, começou a dar cada vez mais trabalho pra voltar a dormir... Lembrando que estou falando sempre das sonecas diurnas, que são as que me dão mais trabalho. Ontem passei todos os minutos livres do meu dia lendo sobre isso e li inúmeros relatos na internet de pais que acordam dez vezes ou mais, no meio da madrugada para recolocar a chupeta no bebê.

Parecia que estava adivinhando! O que será que aconteceu essa madrugada duas vezes?!? Ele acordou e foi só eu colocar a tal chupeta que ele adormeceu novamente. Isso pois ele ainda não acerta colocar a chupeta sozinho direito. Desesperei!!!

Nas últimas duas semanas estava tudo lindo, colocava para dormir com a chupeta, rapidinho ele adormecia, poucos minutos depois cuspia a chupeta (eu tirava-a do berço) e ele prosseguia com o soninho dele. Com esses episódios dos últimos três dias dele acordar quando a chupeta cai, depois de ler os relatos na internet e culminando com os dois episódios desta madrugada, agora de tarde resolvi cortar o mal pela raiz! 

Sei que vai me dar um trabalhão colocar esse menino para dormir sem a bendita (ou maldita) chupeta. Ele tem um reflexo oral fortíssimo e chupar (seja lá o que for) acalma-o horrores. 

Querem uma boa notícia para finalizar esse texto? Trouxe o tablet pro quarto dele, levei 30 minutos debruçada no berço, dando tapinhas nas costas e fazendo shhhh no pé do ouvido, SEM CHUPETA, e ele adormeceu. Essa foi a primeira tentativa depois de minha decisão de exterminar a chupeta. Resolvi ficar "vigiando" o sono dele enquanto escrevia esse post aqui no quarto. Há três dias ele não dormia mais do que 30 minutos nas sonecas do dia e está nesse momento batendo o recorde e dormindo há mais de uma hora.

Vou terminar o post compartilhando meu outro dilema: de acordá-lo ou não. Fico com receio de que durma demais esse horário (já são 18hs) e acabe atrapalhando o sono da noite (costuma dormir bem cedo, antes das 20:00). Nunca o acordei antes, pois sempre me dá um trabalho tão grande para fazê-lo dormir, que as poucas vezes que dorme um pouco mais, dou graças a Deus! Entretanto, esta é a primeira vez que adormece neste horário por mais de 40 minutos e além disso tudo que segui do livro Encantadora de Bebês foi tão acertivo até agora que estou quase me rendendo à ideia de acordá-lo para organizar melhor a sua rotina. Para completar, li muitos relatos na internet falando da  importância de fazer isso quando se está ensinando o bebê a dormir... Enfim, depois compartilho minha experiência por aqui! 

Como disse no primeiro post sobre o sono, já pelejei tanto nos últimos meses ensinando-o a dormir que fiquei calejada é otimista. Nada é pior do que a fase que descobri que ele dormia pouco. Sinto que agora em diante é só uma questão de aprimorar a técnica e ter paciência. Uma coisa é certa, não quero saber de nada que me escravize: gravações com som de útero, som de chuva, chupeta, movimento... Quero contar com minha voz e mãos (cada vez menos) para ensiná-lo a ficar confiante em dormir sozinho no berço. Sinto que estou chegando perto... 

Ah! Outra coisa importante que pude perceber ao longo desses meses, ensinar o bebê a dormir é uma questão de estabelecer confiança. Isso ficou claro durante todo o processo de "desmame" da necessidade que ele tinha de contato físico comigo e colo para dormir. Como verão na descrição de minha saga, foi um processo lento e gradual e quando resolvi aplicar a técnica do Nana Nenê, de deixar o bebê chorando no berço, já tinha alcançado um estágio de confiança alto. Como apliquei por apenas uma semana, acho que não deu tempo de perder todo o trabalho passado estabelecendo confiança. O maior ganho de ter aplicado às técnicas daquele livro por uma semana foi que meu filho realmente assimilou que o lugar de dormir é no berço. Depois resolvi retornar às técnicas do livro "Encantadora de Bebês" que me parecem mais humanas, considerando o fato de que o choro do meu filho passou a não ser somente de sono e sim de sono associado ao fato de rolar e não saber "desrolar" no berço, para voltar para a posição que é acostumado a dormir... Cada caso é un caso, estoy apenas compartilhando a minha experiência, pois da mesma forma que aprendi muito com relatos que venho lendo pela internet, acredito que as informações publicadas podem ser úteis ou pelo menos servir de consolo a outras mães que passem pelo mesmo problema que eu!

Enfim, vou ficando por aqui e atualizando vocês sobre os próximos capítulos da saga do sono...

Nenhum comentário:

Postar um comentário