segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dicas para desjejum vegano: sem açúcar e sem lactose

Para muita gente a vida sem laticínios praticamente não existe. Em muitos casos, essas são as mesmas pessoas que sofrem de problemas crônicos como: sinusite, gastrite, dor de cabeça, dores nas articulações, problemas intestinais, cólicas menstruais, acne e alergias cutâneas - sintomas que seriam facilmente eliminados ou minimizados com a exclusão ou redução considerável na ingestão de produtos lácteos. Outro vilão para quem sofre dos sintomas acima é o açúcar. A redução na ingestão de ambos costuma ser mais eficiente do que o uso de fármacos que amenizam as crises, mas não promovem curas definitivas.

Há outro grupo, cada vez mais crescente, dos intolerantes à lactose. Estes descobrem a viver sem laticínios na raça, mas muitas vezes a adaptação é difícil. O post de hoje é dedicado a quem já eliminou ou pretende reduzir o consumo de laticínios na dieta. Sim, existe vida além do leite, muito saborosa por sinal! Se essa não é a sua realidade, fique atento, pois 80% da população adulta tende a ser intolerante à lactose eu algum grau... Isso deve ao fato de que a produção de lactase (enzima que digere a lactose) ocorre principalmente na infância para a digestão do leite materno.

O café da manhã é o primeiro bicho papão a ser vencido. As pessoas estão tão condicionadas a consumir iogurtes, vitaminas e mingaus com leite e açúcar e a passar manteiga, queijo e requeijão no pão, que sem eles parecem que ficam sem opções. Outro dia postei receitas de leites vegetais caseiros e hoje acrescento novas sugestões:

  • Azeite de oliva extra virgem: No pão quentinho fica melhor ainda. Pode ser puro, temperado com ervas e até uma pitadinha de sal marinho.
  • Óleo de coco extra virgem
  • Patês de Tofu: Podem ser feitos em casa, batendo no liquidificador com um pouco de água e ingredientes como alho, cebola, ervas ou cheiro verde ou comprados prontos. A Ecobrás possui quatro sabores, feitos com soja orgânica, que são muito bons: Ervas Finas, Defumado, Original e Cebola e Alho. A empresa comercializa ainda Homus: um delicioso patê típico árabe à base de grão de bico. 

  • Tahine (creme de gergelim): A melhor marca que já provei na vida é importada da Turquia e se chama TOHUM, feita de gergelim orgânico. Nunca achei aqui no Brasil, logo, se alguém souber de alguma importadora que venda o produto aqui no país, por favor, me avise. Além desse, o da Terrazen é muito bom e existem outras marcas em lojas de produtos árabes (importante observar se são feitos de 100% gergelim). 



  • Falando em Terrazen, ela tem uma linha de produtos muito bons para colocar no pão. Cremes de azeitonas verdes e azeitonas pretas (Olivita), creme de castanhas mistas (Castañoz), creme de sementes de girassol (Solcrem) e creme de amendoim (Amendocrem).

Olivita    

Todos os produtos acima são ótimas opções para colocar em tapiocas, cuscuz de milho e em cima de mandioca e inhame cozidos. Para a banana da terra cozida, uma canelinha em pó vai sempre muito bem!

Além disso, hoje o mercado está repleto de opções de geleias sem adição de açúcar. Basta verificar os rótulos e escolher os sabores. A mais fácil de ser encontrada é da Queensberry 100% Fruit, mas já comprei outras marcas. A boa notícia é que pesquisas comprovam que os antioxidantes presentes nas “berries” como: amoras, framboesas, morangos e frutas vermelhas, são conservados, em sua maioria, mesmo após o processamento para fabricação das geleias.



Ainda existe a opção de fazer geleia em casa. Uma super fácil é a de ameixa. Basta cozinhar (ferver até amolecer) com água, bater e guardar num frasco de vidro previamente esterilizado. Dura bastante e ainda pode ser usada no lugar de chocolate para fazer sobremesas como pavês.

Outro dia comentei que faço vitamina de abacate, batendo a fruta só com água (sem leite e açúcar como as pessoas costumam fazer aqui no Brasil). No início vai ser estranho para quem está acostumado com a outra versão, mas depois que acostuma descobre que é uma delícia. Uma ótima forma de aproveitar as maravilhas da fruta, que está bem barata essa época do ano. http://www.beijonopadeiro.com/2012/05/tempo-de-abacate.html

Outra coisa que as pessoas costumam associar ao leite e ao açúcar são os mingaus. Também requer uma adaptação de paladar, mas podem ser feitos com água e uma pitadinha de sal. Em alguns casos, pode-se misturar leite de coco, dando uma adocicada natural e canela em pó é sempre bem vinda à hora de servir. Podem ser feitos com farinha de cereais, de milho, aveia, trigo sarraceno e são ótimas opções para um café da manhã de baixo índice glicêmico e nutritivo.

Outro mito são as vitaminas. Elas não precisam conter leite para serem saborosas. Açúcar muito menos! As nossas frutas tropicais são tão doces que dispensam qualquer adoçante artificial. Basta bater frutas no liquidificador com água e aproveitar. Algumas que costumam proporcionar boas combinações são: maçã, banana, melão, mamão, abacaxi e goiaba. Quem tem um paladar mais apurado costuma gostar das misturas contendo cenoura e beterraba também. Aí é só experimentar as combinações e escolher as de sua preferência. Para aumentar o índice glicêmico destas vitaminas (saciar por mais tempo) costumo adicionar linhaça, aveia, chia e até arroz integral cozido. Ficam uma delícia e ainda mais cremosas!

É isso aí, espero que aproveitem bastante estas dicas e experimentem novos sabores no desjejum!


2 comentários:

  1. Oi Camila!!! adorei as Dicas ... Minha vitamina eu coloco suco natural da fruta sem açucar. Suco de Abacaxi , mamão e Linhaça. Uma Delicia!!! Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poli!!

      Ótima pedida!! Na falta de frutas frescas, pode misturar umas polpas congeladas também. Para mim as melhores para fazer vitaminas são as de abacaxi e de goiaba. Aí misturo uma ou outra com mamão, banana e maçã. Depois prove colocar arroz integral cozido na vitamina: diminui o índice glicêmico e sacia por mais tempo... Além disso, fica uma delícia!!

      Beijos!!

      Excluir