terça-feira, 28 de agosto de 2012

Emagrecer sem passar fome


Semana passada escrevi sobre a sede, hoje vou falar sobre a fome! Mais um mito da nutrição moderna que contesto. Comer de três em três horas antes de sentir fome? Essa ideia me parece absolutamente maluca!!!

Existem alguns mecanismos criados pelos nutricionistas que contam calorias a fim de ajudar pacientes que buscam emagrecer. Aí vale de tudo: contar pontos, comer salada antes da comida e até comer pequenas porções a cada três horas (sem fome!). Psicologicamente todas estas ideias fazem sentido, mas em longo prazo podem te enlouquecer e em termos fisiológicos não são uma boa ideia.

Primeiro: essa história de contar calorias é uma doideira. A maioria das pessoas que faz isso toma um refrigerante Zero, mas é incapaz de comer uma cumbuca de arroz integral (porque é muito calórico). Nesse tipo de dieta a quantidade vale mais do que a qualidade e para emagrecer desse jeito é preciso passar fome, além de comprometer a saúde.

Há quase dois anos orientei uma garota que queria emagrecer. De início ela era obsecada com a tal dieta dos pontos. Ela falou que queria “provar a minha dieta” e convidei-a para almoçar no restaurante macrobiótico que almoçava diariamente comigo (naquela época mal tinha tempo de comer, muito menos de cozinhar...). As outras refeições ela fazia em casa sob minha orientação...

A primeira vez que ela viu aquela cumbuca cheia de arroz deixou pela metade, pois, pela sua contagem de pontos, se comesse tudo aquilo teria que passar fome o resto do dia. Falei para ela que se queria seguir a minha dieta, teria que esquecer os pontos e simplesmente confiar. Como já expliquei em outros posts, o índice glicêmico dos alimentos é capaz de virar qualquer matemática de cabeça para baixo.

Demorou um pouco até que ela conseguisse abstrair os tais pontos e mergulhar de cabeça na cumbuca de arroz. Como qualquer pessoa que gosta de comer, a ideia de fazer dieta sem passar fome lhe pareceu fascinante, principalmente quando percebeu que após uma refeição composta de um prato de sobremesa de vegetais e uma cumbuca farta de arroz integral cateto (típica arrumação das fotos que posto aqui no blog), ela se sentia completamente saciada por 5 a 6 horas!

Essa garota saiu de 84kg para 64kg em seis meses. Isso mesmo: 20 kilos! O melhor é que com a reeducação alimentar, o efeito sanfona, que lhe acompanhou por toda a vida, desapareceu e ela tem mantido o peso há mais de um ano: sem sacrifícios e sem passar fome! Isso sem falar na melhora de problemas crônicos como gastrite, azia, refluxo, acne...

Agora vou explicar um pouco o mecanismo desta dieta “milagrosa”. Primeiro, as dietas que indicam a alimentação a cada 3 horas não estão erradas. Ocorre que essas estão baseadas em alimentos de alto índice glicêmico, que não conseguem manter a glicemia estável por muito tempo e assim a fome chega mais rápido. São dietas repletas de pães light, queijos light, barra de cereal light, peito de peru light e tudo que tenha poucas calorias e geralmente baixo valor nutricional. A ideia de comer sem fome é para que a pessoa não ataque a comida e exagere na quantidade (por isso disse que psicologicamente é um método válido).

Já a dieta dos pontos, para mim é uma fábrica de fazer malucos. As pessoas começam a fazer substituições para saciar seus desejos, passam fome e correm o risco de ficar mal nutridas. Por exemplo, se querem comer uma sobremesa, às vezes deixam de almoçar ou comem somente alface na refeição... Já vi inúmeras distorções em quem segue essas dietas. Pode até emagrecer, mas além de poder comprometer a saúde (pois o foco não são os nutrientes e sim as calorias) chega uma hora que a pessoa chuta o pau da barraca, pois fica de saco cheio de ficar contando pontos.

Para mim é muito mais lógico a pessoa esperar o sinal do corpo (fome) para comer e aprender a se controlar. Um método infalível é a mastigação. Quando estamos condicionados a mastigar bastante os alimentos, damos tempo ao nosso cérebro de perceber que estamos saciadas e evitamos a compulsão alimentar. Neste caso a reeducação alimentar se dá através de um treinamento psicológico, do outro jeito a ideia é ludibriar o cérebro. Aí, se a refeição é de alto valor nutricional e baixo índice glicêmico, a fome demora a chegar novamente e o emagrecimento é inevitável, sem sofrimento.

A ideia da salada antes da comida segue pensamento semelhante: encher o estômago de algo com poucas calorias para que a pessoa não pegue pesado nas comidas mais calóricas. Mais uma vez, a ideia faz sentido e a dieta funciona, entretanto, é uma ótima receita para desenvolver ou agravar problemas gástricos típicos como azia, refluxo e gastrite. Isso ocorre, pois, o estômago tem um pH super ácido e quando está vazio, mais ainda, pois há um excesso de ácido clorídrico louco para ser gasto na digestão de alimentos. Por isso, o primeiro alimento recebido deve ter esse potencial alcalinizante, como o caso dos cereais integrais e verduras cozidas. Saladas cruas agem exatamente da forma oposta! Mais uma vez, para controlar a ingestão excessiva de alimentos nas refeições, basta mastigar calmamente.

Vou ficando por aqui, pois o tema da mastigação é tão longo que tenho uma aula inteirinha sobre ele... Fica a dica para quem quer emagrecer, gosta de comer, não quer passar fome e nem enlouquecer!

2 comentários:

  1. Tô fazendo reeducação com a nutricionista.De manhã sinto muita fome,mas a tarde não sinto nada.Não consigo ficar forçando lanche não,nem barrinha de cereal desce...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,

      Procure reduzir ao máximo a ingestão de açucares e produtos refinados em sua dieta, substituindo por produtos integrais. Para o desjejum, sugiro que incorpore opções de baixo índice glicêmico que saciam mais do que pão... No mais, não se obrigue a comer, apenas capriche na qualidade sempre que tiver fome e mastigue bem pare evitar que coma além do necessário... Boa sorte!!! =)

      Tenha um ótimo final de semana e apareça sempre...

      Bjs!

      Excluir