terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Renascimento do Parto

Imagem do filme, retirada do Google

Hoje vou recomendar um documentário IMPERDÍVEL que está em cartaz nos cinemas. Já tinha falado sobre o tema aqui e inclusive postei o trailer em junho. Estava na expectativa do lançamento...



Hoje fui assistir e AMEI TRÊS VEZES!! Meus parabéns aos produtores, ficou MUITO BOM!!

Imagem retirada do Google Imagens

Super educativo, esclarecedor, atual, motivador. Para todas as gerações e gêneros: mães, pais, adolescentes, avós...

Tudo bem, a parte que mostram as cesarianas, mais parece um filme de terror, mas é bem por aí... Chega dessa ideia maluca de que parto natural é sofrimento, dor, primitivo... Os paradigmas na saúde (neste e em outros aspectos) necessitam de mudanças drásticas. As pessoas precisam se conscientizar de que a cesariana se trata de uma cirurgia altamente invasiva, que deve ser feita apenas em casos extremos e não de maneira aleatória e irresponsável como vem acontecendo, sobretudo aqui no Brasil, onde o índice de cesarianas supera o número de 50%, chegando até quase 90% nos hospitais particulares... Em países desenvolvidos esse número cai para cerca de 15%.

Sou defensora mor dos temas: Parto Ativo, Humanização do Parto, Parto Domiciliar, Parto Natural, Parto Vaginal, Parto Normal... São tantos nomes!!

Imagem retirada do Google Imagens

Sou apaixonada pela vida como ela é: natural, espontânea... Por isso, mesmo em meio à tantas tecnologias e vida urbana, busco sempre aproximar meu estilo de vida a algo minimamente artificial... Infelizmente, nem todo mundo hoje consegue viver sem carro, longe dos centros, sem celular, sem casas com jardins... Mas é possível manter ao menos alguns padrões semelhantes àqueles originários da espécie humana: evitando o sedentarismo, o estresse, os alimentos altamente processados e industrializados, os fármacos e intervenções cirúrgicas, em muitos casos, desnecessários.

Imagem retirada do Google Imagens

Por isso me encantei tanto com as Ilhas Galápagos, observando a vida animal de espécies livres, não domesticadas em seus habitats naturais... Lá, vi de perto a vigília de mães com seus filhotes recém nascidos. É terminantemente proibido tocar nas espécies, tamanha a importância de não alterar seus odores naturais, pois estes são fundamentais para o reconhecimento entre os animais. Vivemos em uma sociedade onde os odores são vendidos em frascos, de preferência franceses! 

Como aceitar uma mãe (humana) que é separada de seu filho após o parto? Como entender uma conduta hospitalar que oferece leite industrializado a uma criança, cuja mãe está em plena condições de amamentar, somente para que a criança possa engordar rapidamente e atingir logo o peso necessário para receber alta? Como entender uma sociedade que passa a aceitar esses e outros procedimentos como sendo naturais?

Imagem retirada do Google Imagens

No TAG Parto Humanizado, tenho mais três textos sobre este tema... Se é de seu interesse, recomendo a leitura: Gestação Saudável, Em defesa do parto humanizadoTai-Kyo: Educação Embrionária, 

Alguns mitos não respaldados cientificamente que levam inúmeras mulheres a fazerem "desnecesárias"

Nenhum comentário:

Postar um comentário