quarta-feira, 21 de maio de 2014

Os riscos das dietas da moda


Estava lendo este artigo no blog de Denny Waxman, quando a frase abaixo chamou a minha atenção. Resolvi utilizá-la como gancho para um texto. 

"...It involves developing health-supporting habits. We get much more benefit from the habits we practice than the habits or behaviors we abstain from. In the short term, we benefit from avoiding animal and dairy foods, but the habits we form are what promote long-term health...." Denny Waxman

"...Isso envolve desenvolver hábitos que sustentam a saúde. A gente se beneficia muito mais dos hábitos e comportamentos que praticamos, do que daqueles que nos abstemos. Em curto prazo, nós temos benefícios em evitar produtos animais e laticínios, mas os hábitos que formamos são aqueles que irão promover saúde a longo prazo..." Denny Waxman

Por que será que esta frase chamou a minha atenção? Bem, diante de tantos modismos alimentares, o que mais vemos hoje são pessoas dizendo que alcançaram resultados maravilhosos retirando certos alimentos da dieta. Os mais comuns têm sido o glúten e a lactose.

Em primeiro lugar, os benefícios não vêm só daí. A maioria das pessoas que se submetem à privação de nunca mais apreciarem uma pizza ao domingo com um grupo de amigos, estão tão cuidadosas (para não dizer, neuróticas) com a saúde, que provavelmente estão fazendo em paralelo uma série de outras coisas: sendo acompanhadas por um nutricionista, cuidando da qualidade do sono, praticando atividade física regularmente, dando preferência à orgânicos e alimentos integrais e muitos outros. Aí, em meio a tantas mudanças, divulgam que a retirada do glúten e da lactose foi a salvadora da pátria.

Queria ver o depoimento de alguém que não mudou ABSOLUTAMENTE nada na dieta e no estilo de vida e que retirou esses alimentos. Será que milagres acontecem? Nunca acreditei em nenhum alimento SOZINHO sendo vilão ou mocinho, sempre defendi o bom senso e a parcimônia e abomino radicalismos. No meu caso, por exemplo, pães e massas (contendo glúten) nunca fizeram parte do meu cotidiano e laticínios menos ainda. Posso comer ambos esporadicamente e não sinto nada, até porque não abuso. Como não fazem parte de minha rotina, a ingestão de tais alimentos normalmente está associada a algum motivo social e neste caso o prazer de estar compartilhando uma refeição entre amigos e degustando sabores diferentes de minha rotina tem a função de nutrir a alma... Só que para me sentir merecedora de exceções, mantenho uma regra muito criteriosa. 

Enfim, não é a este ponto que quero chegar.

Fazer reeducação alimentar não é reduzir ainda mais a variedade alimentar das pessoas (eliminando inúmeros itens da dieta) e sim apresentar infinitas possibilidades para deixar a dieta rica e variada. Quando estou orientando alguém em termos alimentares, sempre digo uma coisa: nunca tiro um alimento sem oferecer outro em troca (de preferência muitos outros). Só que a substituição precisa ser de fato uma substituição. Tirar os alimentos que contêm glúten (carboidratos) aumentando a quantidade de proteína (trocar um pão por um omelete, por exemplo) não pode ser considerada uma substituição, mas é isso que as pessoas vêm fazendo.

Analiso recordatórios alimentares diariamente na prática clínica e o que vejo é isso, dietas hiperproteicas, com pouquíssima variedade de vegetais e frutas, excesso de carboidratos simples (refinados), muitos produtos industrializados e doces... Resumindo: deitas completamente desbalanceadas. Aí, você pega uma pessoa dessas e enfia na cabeça dela que glúten e lactose são vilões... Se ela gostar muito de seguir modas e perfis no Instagram, vai achar que se deixar de comer pão e laticínios será a pessoa mais saudável do mundo! Ao invés de fazer as corretas substituições e aumentar a ingestão de cereais integrais e vegetais, irá acrescentar os alimentos "saudáveis" da moda: vinho; doces "funcionais" que tiram a lactose, mantém o açúcar a acrescentam whey protein; ovos (pouco importando se são caipiras ou não); azeite de oliva extra virgem; óleo de coco; sementes de chia... Ah, bananas! Quase ia me esquecendo da nova moda de sermos todos macacos! O mais triste é que vão gastar muito dinheiro com essas coisas e vão  continuar com a dieta desbalanceada e ainda crentes de que estão hiper saudáveis, pois seguem tal ou tal celebridade de mídia social: ícones atuais de saúde.

Quero deixar esta reflexão para vocês hoje. Aquilo que se retira de uma dieta, pode até trazer um benefício no curto prazo, mas aquilo que se acrescenta e se mantém é o que fará a grande diferença no longo prazo. Ou seja, mais importante do que o que você deixou de comer é aquilo que continua comendo... E estou falando de comida e não de pozinhos e cápsulas, isso não é alimento!

Já falei inúmeras vezes sobre os vegetarianos que não comem vegetais. Simplesmente decidem que proteger os animais é mais importante do que proteger as próprias vidas, deixam de comer carne e se entopem de produtos refinados, açúcares e até álcool. Não advogo a favor da carne, mas certamente estas pessoas estariam com melhor saúde se comessem carne e menos produtos químicos e industrializados.

O mesmo em relação a estas pessoas que deixam de comer glúten. Quem disse que tapioca é mais nutritiva que pão? É uma farinha, altamente refinada, proveniente de uma raiz, que está longe de ter as mesmas propriedades de um cereal. Só porque não tem glúten, não significa que seja um super alimento... Aliás, outro grande erro é achar que carboidrato é tudo igual, só porque estão juntos na pirâmide alimentar. Apesar de serem fontes de energia: um pão branco é completamente diferente de um pão integral, que, por sua vez, não tem nada a ver com um arroz branco e menos ainda com o arroz integral, que jamais deve ser comparado com uma batata-doce, uma mandioca ou um inhame. Raízes, tubérculos e cereais, apesar de serem fontes de carboidratos, constituem grupos alimentares completamente diferentes e por isso, possuem propriedades nutricionais distintas, que vão variar ainda mais se forem consumidas nas formas integrais ou processadas na forma de algum tipo de farinha... 

Com os laticínios o buraco é mais embaixo. Quem disse que o único problema dos laticínios é a lactose? Hoje  as pessoas comem queijos e iogurtes sem lactose e se enchem de proteína isolada do soro do leite (whey protein) e ninguém fala sobre a caseína e outros compostos presentes no leite da vaca que é feito para alimentar bezerro e não seres humanos. Lembrando que se alimentar de algo é completamente diferente de ingerir algum alimento de forma esporádica. Enfim, já falei muito sobre o leite aqui no blog, vou ficando por aqui, pois este não é o tema da publicação de hoje...


5 comentários:

  1. Eita que esse assunto tem é pano pra manga, hein Cami? Fiquei com gosto de "quero ler mais". Já que vc citou os hábitos de certos vegetarianos, gostaria de comentar que venho percebendo, que eles não se preocupam em consumir fritura, muitas receitas são feitas dessa maneira, que é algo super prejudicial à saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karlinha!! Pois é... O mundo está virando de cabeça para baixo!!

      Já que está repensando o leite e quer ler mais, tem um monte de matérias sobre o assunto aqui no blog. Já entrou no TAG Leite??

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Camila ! Estou conhecendo seu blog hoje, achei muito legal o post.
    Talvez meu comentario seja um pouco offtopic mas eu acho engraçado habitos culturais virarem "moda". Explico-me : sou da região Norte então para mim ter tapioquinha de manhã no lugar do pão e mandioca no lugar da batata era normal... Agora é "fit" ahahahah
    Agora vou indo que tenho que ler os outros posts desse teu blog !

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, simplesmente amei seu blog...não conhecia...serei assídua por aqui. Desde 2012 venho procurando mudar meus hábitos alimentares, primeiro o objetivo era emagrecer, depois se tornou uma necessidade extrema por estar com pedra na vesícula, operei logo depois do casamento de Melba. Engravidei novamente ano passado e agora estou amamentando, no quinto mês, engordei18kg na gestação e já consegui eliminar 17kg ingerindo frutas e alimentos saudáveis, eliminando gorduras e frituras e diminuindo sensivelmente a carne vermelha e os lacticínios. Minha dúvida é sobre o leite de soja...tenho tomado addes zero. O que você acha dele? E nessa fase de amamentação posso ingerir carne de soja sem medo? Vou colocar em prática suas receitas...muito show. Parabéns! Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne,

      Primeiro, gostaria de me desculpar em demorar tanto para responder. Acumulei algumas respostas e tive uns contratemos que dificultaram a minha assiduidade por aqui.

      Grata pelo carinho e incentivo!!

      Fico muito feliz em saber que está se tornando uma pessoa mais consciente com alimentação. Está fazendo um bem enorme à sua família!!! Muitas pessoas passam por problemas muito maiores e simplesmente ignoram os sinais do corpo qu suplica por mudanças. Conheço gente que no dia seguinte que tirou a vesícula foi para uma churrascaria... Daí você tira!!

      É isso aí, a doença é um alerta do corpo. Devemos ser gratos e ficar atentos sempre que algo diferente acontecer. A busca pelo autoconhecimento é o melhor dos caminhos em todos os aspectos da vida, não somente na dieta.

      Já escrevi diversos textos sobre a soja no blog, não sei se teve a oportunidade de ler. Não recomendo o uso de derivados da soja que não sejam fermentados. Esse Addes é industrializado, cheio de açúcar, conservantes e possui a soja em uma das piores formas. Definitivamente não recomendo.

      Também não gosto de exagerar na carne de soja, dou preferência ao tofu e mesmo assim, não consumo mais do que 1x na semana (pequena porção). Gosto bem mais do tempeh - não sei se encontra onde mora. Para garantir a sua ingestão proteica, invista na ingestão de feijões e cereais integrais diariamente. Todos os tipos, o importante é comer sempre e variar!! Lentilha, grão de bico, mulatinho, preto, fradinho, azuki, ervilha... Arroz integral, cevadinha, painço, quinoa, milho, trigo sarraceno, etc... O importante é combiná-los na refeição ou na forma de sopas: esta combinação (cereais integrais e leguminosas) contém todos os aminoácidos essenciais (não fabricados pelo corpo) que precisamos e é uma ótima forma de se abastecer de proteínas.

      Sobre o leite, melhor optar por leite de arroz, de aveia, de amêndoa ou de coco. Tenho posts com receitas aqui no blog!

      Quanto aos sucos, o ideal é que sejam da fruta ou feitos de polpa de fruta, livres de conservantes, açúcares e adoçantes!! Se for usar algum industrializado, que seja algum isento de açúcar e conservantes. São raros, mas podemos encontrar de uva, de maçã, cajuína (em garrafas de vidro) e uma nova marca chamada de Suco do Bem (que vem em embalagem TetraPak).

      Conte com o meu apoio e sempre que tiver alguma dúvida estou às ordens. Apareça sempre por aqui e boa sorte nas mudanças, receitas e novidades!!

      Bjs!!

      Excluir