quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Indignação na faculdade de nutrição

Imagem retirada do Google Imagens. 
Esse é o tipo de coisa que se espera aprender a fazer numa faculdade de nutrição?? A aula de brigadeiro está vindo aí... Será que estou indignada??

Já falei aqui sobre a minha segunda trajetória acadêmica, a atual?? Creio que sim...

Está chegando ao fim, depois de três transferências, quatro instituições de ensino diferentes, vinte turmas distintas e milagrosamente não atrasei nenhum semestre. Claro que para isso, sempre precisei fazer mais disciplinas que o normal, para compensar as mudanças de grade, além de ter tido que refazer algumas disciplinas, por diferenças de cargas horárias ou ementas.

Hoje vou falar de uma destas disciplinas, que estou fazendo pela TERCEIRA vez!! Ou seja, pude ver a forma como é ensinada a disciplina em três instituições diferentes. Uma decepção pior do que a outra.

Querem saber qual é?? Técnicas Dietéticas. Parte da aula é uma teoria sobre alimentos e a outra parte são aulas práticas em laboratório. Pense na própria incoerência??

Vamos a um exemplo prático. Ontem a aula foi sobre açúcares. Uma aula inteira sobre a diferença dos açúcares e ao fim demonstrando que quanto menos processado e refinado for o açúcar, melhor a qualidade nutricional dele (ou menos pior). Conclusão: que é melhor optar por melado de cana, rapadura, açúcar mascavo, açúcar demerara, mel... Em último caso açúcar refinado.

Na semana passada, aula sobre cereais... Mesma coisa, mostrando a superioridade dos grãos integrais, bem como farinhas integrais... Nenhuma novidade, mas faz parte do programa ensinar essa teoria.

Hoje: aula prática. Tema: Massas. Adivinhem as receitas?? Uma rosca a base de farinha de trigo branca e leite condensado; um pão de ló, também com farinha branca e bastante açúcar refinado e ainda recheado com doce de leite enlatado; bolo de chocolate, com direito a calda e tudo; e pra finalizar, pizza, que foi a menos pior, pois pelo menos tinha tomate, manjericão, orégano e queijo. Mesmo assim: 100% dos preparos da aula continham farinha branca e açúcar refinado. Os que levavam ovos, eram ovos brancos, é claro. Sal, sempre refinado... 

Qual a dificuldade em colocar a teoria na prática?? Por que não fazer a aula com um pão integral, bolo com farinha integral, mínimo de açúcar, lançando mão de ingredientes naturalmente doces como passas, ameixas secas, banana...? Ou até explorar ingredientes funcionais, como o gengibre, por exemplo, e fazer preparos ricos em fibras e nutrientes de verdade...?

Como esperar que um nutricionista prescreva uma dieta saudável e oriente o preparo de receitas com ingredientes saudáveis, se até na faculdade ele só lida com ingredientes da pior qualidade?? Ou melhor, como esperar que ele detecte que a dieta de um paciente está excessiva em produtos de baixo valor nutricional se na própria faculdade ele é treinado a achar que esses alimentos fazem parte de uma dieta convencional? O curso não é de gastronomia!!! Ninguém está ali para aprender a cozinhar e sim a aliar saúde com nutrição e isso ocorre justamente na cozinha.

Repito, o problema não está nesta instituição ou naquela. O comportamento se repete em todas. O problema está na mentalidade da classe em geral. O coordenador que aceita um programa, o professor que monta a aula (seleciona as receitas) e o aluno que não se indigna. Eu me indigno em todas as faculdades, sempre expresso minha opinião. Na maioria das vezes sou tida como "neurótica", "exagerada", etc... A professora desta vez está substituindo outra que precisou se afastar e pegou o programa pronto, tanto que todas as aulas estão assinadas com o nome de outro acadêmico. Concordou em gênero, número e grau comigo e pediu para que conversasse com a coordenadora, que por sua vez, é uma pessoa super aberta e nova na instituição (este é o seu segundo semestre por lá). Enfim, como diz o ditado: "Sou brasileira e não desisto nunca!", então vou mais uma vez gastar o meu português, fazer a minha parte. 

Enquanto isso, prossigo com meu blog, aqui escrevo o que quero e quem sabe um dia minhas palavras não farão sentido para um número menos restrito de pessoas?? Se achasse que ia ser fácil, não teria escolhido essa profissão. Sou apaixonada por ela, junto com todos os seus desafios. Sei que mudar os hábitos alimentares das pessoas não é nada fácil, mas quero acreditar que um bom início é dentro do meio acadêmico. Oxalá!!!

Gostou deste texto? Não deixe de ler esses outros, tratam do mesmo tema. Relatos de episódios semelhantes em outras instituições de ensino que estudei.

Um comentário:

  1. lindo texto,gosto sempre de buscar alimentação saudavel, vi que vc postou um assunto sobre o Dr Lair Ribeiro, ele sempre fala mal do leite e derivados, gluten do pao branco e integral, acucares, e os sucos, fico meio em duvida sibre estes assuntos, gostaria de saber sua opião , ficarei muito feliz se responder. obrigada.

    ResponderExcluir